Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/80532
Título: | Desempenho escolar e diferentes papéis de participação no bullying: um estudo transcultural |
Autor(es): | Zequinão, Marcela A. Medeiros, Pâmella de Silva, Jorge Luiz da Lopes, Luis Oliveira Pereira, Beatriz |
Palavras-chave: | Violência escolar Bullying Desempenho escolar School Performance School Violence |
Data: | 2021 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
Revista: | Revista Portuguesa de Educação |
Citação: | Zequinão, M. A., Medeiros, P. de, Silva, J. L. da, Oliveira Lopes, L. ., & Pereira, B. O. (2021). Desempenho escolar e diferentes papéis de participação no bullying: Um estudo transcultural. Revista Portuguesa De Educação, 34(2), 237–251. |
Resumo(s): | O objetivo deste estudo é comparar o desempenho escolar entre os diferentes papéis de participação no bullying em dois países (Brasil e Portugal). Consiste num estudo transcultural de corte transversal de cunho exploratório e amostragem intencional. 376 crianças e adolescentes (do 5º e 6º ano de escolas públicas e privadas) participaram deste estudo, sendo 197 de Portugal e 179 do Brasil. Os papéis de participação no bullying foram obtidos mediante a aplicação de uma escala sociométrica e o desempenho escolar foi avaliado pelas médias finais obtidas ao final do ano letivo de quatro disciplinas (ciências, inglês, matemática e português). Os dados foram analisados através da estatística descritiva e inferencial (teste Kruskal-Wallis e U de Mann-Whitney). Destaca-se que em Portugal as vítimas apresentaram melhor desempenho escolar. Já no Brasil não foram encontradas diferenças significativas. Os dados apontam que o desempenho escolar parece ser uma variável mais importante no estabelecimento dos papéis de participação no bullying em Portugal do que no Brasil, indicando que a relação entre essas variáveis não pode ser considerada característica padrão entre os envolvidos neste fenómeno em diferentes países. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/80532 |
DOI: | 10.21814/rpe.17330 |
ISSN: | 0871-9187 |
e-ISSN: | 2183-0452 |
Versão da editora: | https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/17330 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGOVisualização de Desempenho escolar e diferentes papéis de participação no bullying_ Um estudo transcultural.pdf | Desempenho escolar e diferentes papéis de participação no bullying: Um estudo transcultural | 3,77 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |