Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/80532

TítuloDesempenho escolar e diferentes papéis de participação no bullying: um estudo transcultural
Autor(es)Zequinão, Marcela A.
Medeiros, Pâmella de
Silva, Jorge Luiz da
Lopes, Luis Oliveira
Pereira, Beatriz
Palavras-chaveViolência escolar
Bullying
Desempenho escolar
School Performance
School Violence
Data2021
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
RevistaRevista Portuguesa de Educação
CitaçãoZequinão, M. A., Medeiros, P. de, Silva, J. L. da, Oliveira Lopes, L. ., & Pereira, B. O. (2021). Desempenho escolar e diferentes papéis de participação no bullying: Um estudo transcultural. Revista Portuguesa De Educação, 34(2), 237–251.
Resumo(s)O objetivo deste estudo é comparar o desempenho escolar entre os diferentes papéis de participação no bullying em dois países (Brasil e Portugal). Consiste num estudo transcultural de corte transversal de cunho exploratório e amostragem intencional. 376 crianças e adolescentes (do 5º e 6º ano de escolas públicas e privadas) participaram deste estudo, sendo 197 de Portugal e 179 do Brasil. Os papéis de participação no bullying foram obtidos mediante a aplicação de uma escala sociométrica e o desempenho escolar foi avaliado pelas médias finais obtidas ao final do ano letivo de quatro disciplinas (ciências, inglês, matemática e português). Os dados foram analisados através da estatística descritiva e inferencial (teste Kruskal-Wallis e U de Mann-Whitney). Destaca-se que em Portugal as vítimas apresentaram melhor desempenho escolar. Já no Brasil não foram encontradas diferenças significativas. Os dados apontam que o desempenho escolar parece ser uma variável mais importante no estabelecimento dos papéis de participação no bullying em Portugal do que no Brasil, indicando que a relação entre essas variáveis não pode ser considerada característica padrão entre os envolvidos neste fenómeno em diferentes países.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/80532
DOI10.21814/rpe.17330
ISSN0871-9187
e-ISSN2183-0452
Versão da editorahttps://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/17330
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
ARTIGOVisualização de Desempenho escolar e diferentes papéis de participação no bullying_ Um estudo transcultural.pdfDesempenho escolar e diferentes papéis de participação no bullying: Um estudo transcultural3,77 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID