Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/80509

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarbosa, Manuel Gonçalvespor
dc.date.accessioned2022-11-08T15:50:00Z-
dc.date.available2022-11-08T15:50:00Z-
dc.date.issued2022-06-30-
dc.identifier.issn2445-4109por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/80509-
dc.description.abstractEste artigo analisa o impacto do populismo governamental nos princípios basilares da democracia representativa e no comportamento dos cidadãos e apresenta, com algum detalhe, um quadro de capacitação ética, epistémica e política para abrir caminho a uma forma de abordar a educação cívico-democrática nas escolas que ajude os alunos a compreenderem e a reagirem, com sensibilidade e bom senso, aos aspetos mais problemáticos desse tipo de populismo nas instituições democráticas e nas suas vidas. Em primeiro lugar, o artigo aborda o regresso do populismo à cena política contemporânea e escrutina algumas das razões subjacentes. Em segundo, analisa a transformação populista das traves-mestras da democracia representativa e as suas implicações pedagógicas. Por fim, deixa à consideração dos professores um conjunto de sugestões pedagógicas que podem potenciar uma melhor abordagem do populismo nas escolas.por
dc.description.abstractThis article analyzes the impact of governmental populism on the core principles of representative democracy and citizen behavior and presents, in some detail, a framework of ethical, epistemic, and political empowerment to pave the way for a way to approach civic-democratic education in schools that helps students understand and react, with sensitivity and common sense, to the most problematic aspects of this type of populism in democratic institutions and in their lives. First, the article addresses the return of populism to the contemporary political scene and scrutinizes some of the underlying reasons. Second, it analyzes the populist transformation of the mainstays of representative democracy and its pedagogical implications. Finally, it leaves to the teachers' consideration a set of pedagogical suggestions that can enhance a better approach to populism in schools.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidad Autónoma de Madridpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F01661%2F2020/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F01661%2F2020/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectDemocraciapor
dc.subjectPopulismopor
dc.subjectEducationpor
dc.subjectDemocracypor
dc.subjectPopulismpor
dc.titleEducação e democracia: O desafio populistapor
dc.title.alternativeEducation and democracy: The populist challengepor
dc.typearticle-
dc.peerreviewedyespor
oaire.citationStartPage274por
oaire.citationEndPage298por
oaire.citationIssuenº 2por
oaire.citationVolumeVol. 7por
dc.identifier.doi10.15366/reps2022.7.2.012por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalRevista Educación, Política y Sociedadpor
oaire.versionVoRpor
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Educação e democracia- o desafio populista_Manuel G Barbosa.pdf202,34 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID