Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/80172
Título: | Efeito das competências de literacia emergente na aprendizagem inicial da leitura |
Autor(es): | Matias, Helena Rodrigues, Bruna Regina Silva Cadime, Irene Maria Dias Ribeiro, Iolanda |
Palavras-chave: | Conceitos acerca do impresso conhecimentos acerca da escrita reconhecimento de letras consciência fonológica descodificação concepts about the impress decoding knowledge about letters knowledge about writing phonological awareness |
Data: | 2022 |
Editora: | Universidad de A Coruña |
Revista: | Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación |
Citação: | Matias, H., Rodrigues, B., Cadime, I., & Ribeiro, I. (2022). Efecto de las competencias de alfabetización emergente en el aprendizaje inicial de la lectura. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 9, 233-244. https://doi.org/10.17979/reipe.2022.9.0.8902 |
Resumo(s): | Vários estudos têm sugerido que os conceitos acerca do impresso, os conhecimentos acerca da escrita, o reconhecimento de letras e a consciência fonológica são preditores da aprendizagem inicial da leitura. No entanto, são mais escassos os estudos que visam determinar em que medida estas variáveis permitem identificar com precisão os alunos em risco na aprendizagem inicial da leitura, sendo esta a questão visada neste estudo. A amostra foi constituída por 60 alunos do 1º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 6 e os 8 anos. Os alunos foram avaliados no início do 1.º ano com provas que avaliavam os conceitos acerca do impresso, os conhecimentos acerca da escrita, o reconhecimento de letras e a consciência fonológica. No final do ano foi- lhes administrada uma prova de leitura de palavras. Os resultados da análise de regressão logística indicaram que as variáveis em estudo não predizem o risco de dificuldades na leitura no final do 1.º ano de escolaridade. Todavia, a análise de curvas ROC sugeriu uma precisão razoável na identificação de alunos em risco na aprendizagem da leitura, tendo por base o desempenho em consciência fonológica. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/80172 |
DOI: | 10.17979/reipe.2022.9.0.8902 |
ISSN: | 1138-1663 |
e-ISSN: | 2386-7418 |
Versão da editora: | https://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/reipe.2022.9.0.8902 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIPsi - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Matias et al REIPE 2022.pdf | 1,33 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons