Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/80172

TítuloEfeito das competências de literacia emergente na aprendizagem inicial da leitura
Autor(es)Matias, Helena
Rodrigues, Bruna Regina Silva
Cadime, Irene Maria Dias
Ribeiro, Iolanda
Palavras-chaveConceitos acerca do impresso
conhecimentos acerca da escrita
reconhecimento de letras
consciência fonológica
descodificação
concepts about the impress
decoding
knowledge about letters
knowledge about writing
phonological awareness
Data2022
EditoraUniversidad de A Coruña
RevistaRevista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación
CitaçãoMatias, H., Rodrigues, B., Cadime, I., & Ribeiro, I. (2022). Efecto de las competencias de alfabetización emergente en el aprendizaje inicial de la lectura. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 9, 233-244. https://doi.org/10.17979/reipe.2022.9.0.8902
Resumo(s)Vários estudos têm sugerido que os conceitos acerca do impresso, os conhecimentos acerca da escrita, o reconhecimento de letras e a consciência fonológica são preditores da aprendizagem inicial da leitura. No entanto, são mais escassos os estudos que visam determinar em que medida estas variáveis permitem identificar com precisão os alunos em risco na aprendizagem inicial da leitura, sendo esta a questão visada neste estudo. A amostra foi constituída por 60 alunos do 1º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 6 e os 8 anos. Os alunos foram avaliados no início do 1.º ano com provas que avaliavam os conceitos acerca do impresso, os conhecimentos acerca da escrita, o reconhecimento de letras e a consciência fonológica. No final do ano foi- lhes administrada uma prova de leitura de palavras. Os resultados da análise de regressão logística indicaram que as variáveis em estudo não predizem o risco de dificuldades na leitura no final do 1.º ano de escolaridade. Todavia, a análise de curvas ROC sugeriu uma precisão razoável na identificação de alunos em risco na aprendizagem da leitura, tendo por base o desempenho em consciência fonológica.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/80172
DOI10.17979/reipe.2022.9.0.8902
ISSN1138-1663
e-ISSN2386-7418
Versão da editorahttps://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/reipe.2022.9.0.8902
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIPsi - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Matias et al REIPE 2022.pdf1,33 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID