Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/79934

TítuloPlataforma online para visualização de tendências e opiniões de eventos desportivos com base em redes sociais
Outro(s) título(s)Online platform for view trends and opinions of sports events, collected from social networks
Autor(es)Pinto, Maria Inês Vieira
Orientador(es)Machado, José Manuel
Peixoto, Hugo
Palavras-chaveDashboard
Estatísticas desportivas
Análise semântica
Análise de dados
Eventos desportivos
Sports statistics
Semantic analysis
Data analysis
Sports events
Data14-Abr-2022
Resumo(s)A extração e o processamento de dados nas redes sociais são complementares e, por vezes, fundamentais no apoio à tomada de decisões em diversos negócios. Os eventos desportivos não são exceção, podendo dessa forma beneficiar dessas técnicas. Nesse contexto, os clubes desportivos podem aproveitar as informações obtidas nas redes sociais durante determinados eventos para dar suporte nas decisões, podendo dessa forma melhorar a experiência do espectador e, assim, atrair mais audiência. Foi necessário realizar uma análise ao tipo de dados a serem recolhidos das redes sociais, assim como a melhor forma para os exibir ao utilizador, dando ao mesmo uma boa experiência. Foi elaborado um protótipo como solução para o desafio, apresentando assim uma plataforma web, alinhada às melhores práticas de User Experiente e User Interface, que auxilia clubes desportivos e produtores de conteúdo televisivo a visualizar facilmente dados sociais, durante ou após um evento desportivo em específico. Foram apresentados os resultados obtidos com esta proposta, demonstrando que é possível obter informações valiosas e relevantes para os clubes desportivos, conseguindo captar e reunir certos conhecimentos em tempo real.
Data extraction and processing of social media are complementary and sometimes fundamental to support decision making in several businesses. Sports events are no exception and can benefit from these techniques. In this context, sports clubs can take advantage of the information obtained from social media during events to support decisions that can improve the spectator experience and thus attract more audiences. It was necessary to carry out an analysis of the type of data to be collected from social networks, as well as the best way to display them to the user, giving them a good experience. A prototype was developed as a solution to the challenge, thus presenting a web platform, aligned with the best practices of User Experience and User Interface, which helps sports clubs and TV content producers to easily visualize social data, during or after a specific sporting event. The results obtained with this proposal were presented, demonstrating that it is possible to obtain valuable and relevant information for sports clubs, managing to capture and gather certain knowledge in real time.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia Informática
URIhttps://hdl.handle.net/1822/79934
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DI - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria Ines Vieira Pinto.pdfDissertação de Mestrado7,84 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID