Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/79656

TítuloA música e a linguagem: um duo único no jardim de infância
Outro(s) título(s)Music and language: a unique duo in kindergarten
Autor(es)Araújo, Andreia Filipa Duarte
Ribeiro, António José Pacheco
Palavras-chaveExploração
Linguagem
Música
Exploration
Language
Music
DataJul-2022
RevistaBrazilian Journal of Development
CitaçãoAraújo, A. F. D., e Ribeiro, A. J. P. (2022). A música e a linguagem: um duo único no jardim de infância. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 8, n. 7. pp. 52725-52741, jul., 2022. DOI:10.34117/bjdv8n7-269
Resumo(s)No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, do Instituto de Educação da Universidade do Minho, foi desenvolvido o presente projeto: A música e a linguagem: um duo único no jardim de infância, centrando-se na importância da música no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem. Os objetivos traçados para este trabalho foram os seguintes: (i) proporcionar, às crianças, meios e motivações para estimular o gosto pela música; (ii) dar a conhecer diferentes modos de explorar a música, através de histórias musicadas, músicas, lengalengas musicadas e outros textos; (iii) potenciar o contacto com diversas formas de expressão e comunicação; e, (iv) averiguar o papel da música como possível influenciador na aquisição da linguagem, tanto como língua materna ou não materna. Do ponto de vista metodológico, recorreu-se à Investigação-Ação e aos seguintes instrumentos de recolha de dados: observação, notas de campo e registos audiovisuais. Ao longo das atividades, as crianças demonstraram-se sempre muito recetivas, empenhadas e envolvidas, manifestando um grande gosto pela música, o que permitiu desenvolver diversas aprendizagens e competências, especialmente ao nível da linguagem materna.
In the context of the Masters Degree in Pre-School Education, of the Institute of Education of the University of Minho, the present project was developed: Music and Language: a unique duo in kindergarten, focusing on the importance of music in the process of language acquisition and development. The objectives outlined for this work were as follows: (i) to provide children with the means and motivations to stimulate a taste for music; (ii) to make known different ways of exploring music through musical stories, songs, nursery rhymes and other texts; (iii) to foster contact with different forms of expression and communication; and (iv) to investigate the role of music as a possible influencer in the acquisition of language, both as a mother tongue and as a non-mother tongue. From a methodological point of view, we used Action Research and the following data collection tools: observation, field notes and audiovisual records. Throughout the activities, the children were always very receptive, committed and involved, showing a great love for music, which allowed the development of various learning and skills, especially at the level of mother tongue.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/79656
DOI10.34117/bjdv8n7-269
ISSN2525-8761
Versão da editorahttps://brazilianjournals.com/ojs/index.php/BRJD/article/view/50500
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A música e a linguagem um duo único no jardim de infância.pdf344,87 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID