Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/79656
Título: | A música e a linguagem: um duo único no jardim de infância |
Outro(s) título(s): | Music and language: a unique duo in kindergarten |
Autor(es): | Araújo, Andreia Filipa Duarte Ribeiro, António José Pacheco |
Palavras-chave: | Exploração Linguagem Música Exploration Language Music |
Data: | Jul-2022 |
Revista: | Brazilian Journal of Development |
Citação: | Araújo, A. F. D., e Ribeiro, A. J. P. (2022). A música e a linguagem: um duo único no jardim de infância. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 8, n. 7. pp. 52725-52741, jul., 2022. DOI:10.34117/bjdv8n7-269 |
Resumo(s): | No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, do Instituto de Educação da Universidade do Minho, foi desenvolvido o presente projeto: A música e a linguagem: um duo único no jardim de infância, centrando-se na importância da música no processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem. Os objetivos traçados para este trabalho foram os seguintes: (i) proporcionar, às crianças, meios e motivações para estimular o gosto pela música; (ii) dar a conhecer diferentes modos de explorar a música, através de histórias musicadas, músicas, lengalengas musicadas e outros textos; (iii) potenciar o contacto com diversas formas de expressão e comunicação; e, (iv) averiguar o papel da música como possível influenciador na aquisição da linguagem, tanto como língua materna ou não materna. Do ponto de vista metodológico, recorreu-se à Investigação-Ação e aos seguintes instrumentos de recolha de dados: observação, notas de campo e registos audiovisuais. Ao longo das atividades, as crianças demonstraram-se sempre muito recetivas, empenhadas e envolvidas, manifestando um grande gosto pela música, o que permitiu desenvolver diversas aprendizagens e competências, especialmente ao nível da linguagem materna. In the context of the Masters Degree in Pre-School Education, of the Institute of Education of the University of Minho, the present project was developed: Music and Language: a unique duo in kindergarten, focusing on the importance of music in the process of language acquisition and development. The objectives outlined for this work were as follows: (i) to provide children with the means and motivations to stimulate a taste for music; (ii) to make known different ways of exploring music through musical stories, songs, nursery rhymes and other texts; (iii) to foster contact with different forms of expression and communication; and (iv) to investigate the role of music as a possible influencer in the acquisition of language, both as a mother tongue and as a non-mother tongue. From a methodological point of view, we used Action Research and the following data collection tools: observation, field notes and audiovisual records. Throughout the activities, the children were always very receptive, committed and involved, showing a great love for music, which allowed the development of various learning and skills, especially at the level of mother tongue. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/79656 |
DOI: | 10.34117/bjdv8n7-269 |
ISSN: | 2525-8761 |
Versão da editora: | https://brazilianjournals.com/ojs/index.php/BRJD/article/view/50500 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A música e a linguagem um duo único no jardim de infância.pdf | 344,87 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons