Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/79221
Título: | “Media” e educação: caminhos para a construção da identidade |
Autor(es): | Mutsuque, Jane Alexandre Zefanias Jamal, Marlene Vanessa Marques Martins, Moisés de Lemos |
Palavras-chave: | Media Identidades Culturas Globalização |
Data: | 2022 |
Editora: | Associação para a Cooperação entre os Povos (ACEP) |
Citação: | Mutsuque, J., Jamal, M., & Martins, M. L. (2022). “Media” e educação: Caminhos para a construção da identidade. In C. Camponês, M. Oliveira, F. Proença, F., & A. F. Oliveira (Eds.), Jornalismo, cidadania e democracias sustentáveis nos países de língua portuguesa - Congresso, 2 a 4 de março de 2022. Sessões paralelas (pp. 126–137). ACEP. https://www.acep.pt/_files/ugd/ff23a7_d646a4ba24f143628da4ba77df472a66.pdf |
Resumo(s): | O estudo que fazemos aborda o tema dos media e o papel na promoção de valores e identidades locais. Esta reflexão, de base teórica, relaciona os meios de comunicação de massa e a construção da identidade com as relações sociais e culturais. Apresentamos a contextualização e as teorias que ilustram as nossas posições relacionadas com a cultura e com a sociedade moçambicana. Consideramos que o contacto entre os indivíduos, através das culturas é um repertório de ações humanas e dos seus produtos, guardados e transmitidos de geração em geração, como factores determinantes para a consolidação dos hábitos e costumes. Com este estudo esperamos construir uma janela onde os media exercem o seu papel valorizador da cultura local e, sobretudo, conferem o poder de discernir o bem do mal, assim como os valores e as ideologias que estão por detrás das textualidades mediáticas. Daí que se espera que esta reflexão contribua para o desenvolvimento de uma perspectiva comunicacional que se adeque aos mais variados ambientes culturais. A conclusão que apresentamos vai no sentido de podermos desenvolver uma teoria crítica, que atenda aos “devaneios” de dominação existentes nos media, resistindo à ideia de transformação social que não considere a valorização das identidades. |
Tipo: | Artigo em ata de conferência |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/79221 |
ISBN: | 978-989-8625-29-8 |
Versão da editora: | https://www.acep.pt/_files/ugd/ff23a7_d646a4ba24f143628da4ba77df472a66.pdf |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings DCC - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2022_Media-e-Educacao.pdf | 72,8 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |