Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/79221

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMutsuque, Jane Alexandre Zefaniaspor
dc.contributor.authorJamal, Marlene Vanessa Marquespor
dc.contributor.authorMartins, Moisés de Lemospor
dc.date.accessioned2022-08-04T11:39:35Z-
dc.date.available2022-08-04T11:39:35Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationMutsuque, J., Jamal, M., & Martins, M. L. (2022). “Media” e educação: Caminhos para a construção da identidade. In C. Camponês, M. Oliveira, F. Proença, F., & A. F. Oliveira (Eds.), Jornalismo, cidadania e democracias sustentáveis nos países de língua portuguesa - Congresso, 2 a 4 de março de 2022. Sessões paralelas (pp. 126–137). ACEP. https://www.acep.pt/_files/ugd/ff23a7_d646a4ba24f143628da4ba77df472a66.pdfpor
dc.identifier.isbn978-989-8625-29-8por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/79221-
dc.description.abstractO estudo que fazemos aborda o tema dos media e o papel na promoção de valores e identidades locais. Esta reflexão, de base teórica, relaciona os meios de comunicação de massa e a construção da identidade com as relações sociais e culturais. Apresentamos a contextualização e as teorias que ilustram as nossas posições relacionadas com a cultura e com a sociedade moçambicana. Consideramos que o contacto entre os indivíduos, através das culturas é um repertório de ações humanas e dos seus produtos, guardados e transmitidos de geração em geração, como factores determinantes para a consolidação dos hábitos e costumes. Com este estudo esperamos construir uma janela onde os media exercem o seu papel valorizador da cultura local e, sobretudo, conferem o poder de discernir o bem do mal, assim como os valores e as ideologias que estão por detrás das textualidades mediáticas. Daí que se espera que esta reflexão contribua para o desenvolvimento de uma perspectiva comunicacional que se adeque aos mais variados ambientes culturais. A conclusão que apresentamos vai no sentido de podermos desenvolver uma teoria crítica, que atenda aos “devaneios” de dominação existentes nos media, resistindo à ideia de transformação social que não considere a valorização das identidades.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAssociação para a Cooperação entre os Povos (ACEP)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00736%2F2020/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00736%2F2020/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMediapor
dc.subjectIdentidadespor
dc.subjectCulturaspor
dc.subjectGlobalizaçãopor
dc.title“Media” e educação: caminhos para a construção da identidadepor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://www.acep.pt/_files/ugd/ff23a7_d646a4ba24f143628da4ba77df472a66.pdfpor
sdum.event.typecongresspor
oaire.citationStartPage126por
oaire.citationEndPage137por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
sdum.conferencePublicationJornalismo, Cidadania e Democracias Sustentáveis nos Países de Língua Portuguesa - Congresso, 2 a 4 de Março de 2022 Sessões paralelaspor
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CECS - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings
DCC - Atas em congressos | Seminários / conference proceedings

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2022_Media-e-Educacao.pdf72,8 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID