Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/78364

Title1914 no Porto e em Viena: Duas casas, dois arquitectos
Author(s)Rodrigues, Ana Luísa
KeywordsCasa
Habitar
Século XX
Contemporaneidade
Issue date2014
Abstract(s)Em 1914 Júlia e José Marques da Silva foram habitar a casa na Praça Marquês do Pombal da cidade do Porto, desenhada pelo próprio arquitecto. Nesse mesmo ano Lilly e Hugo Steiner também foram habitar a casa na St.Veit-Gasse da cidade de Viena, desenhada por Adolf Loos. Partilhando uma mesma contemporaneidade, estes dois arquitectos projectam duas casas que respondem a programas semelhantes, partilhando aspirações idênticas, quer do ponto de vista da encomenda, quer da prática profissional da arquitectura. Neste ensaio pretende-se perceber o que é que as une e o que as distingue, não só na sua origem, mas também cem anos depois (2014).
TypeOral presentation
DescriptionComunicação oral no II - Seminário Internacional da Academia de Escolas e Urbanismo de Língua Portuguesa: Arquiteturas do Mar, da Terra e do Ar – Arquitetura e Urbanismo na Geografia e na Cultura. Arquitetura e Memória, in FAUTL, Lisboa - Portugal, 13-17 de Outubro 2014.
URIhttps://hdl.handle.net/1822/78364
Peer-Reviewedno
AccessOpen access
Appears in Collections:EAAD - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_AEAULP_1914 no Porto e em Viena. Duas casas, dois arquitectos_comunicação.pdf215,71 kBAdobe PDFView/Open

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID