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https://hdl.handle.net/1822/78099
Título: | Storytelling na aprendizagem do inglês no 1º ciclo do ensino básico |
Outro(s) título(s): | Storytelling in learning english in primary education |
Autor(es): | Lacerda, Carlota Freitas Pereira de |
Orientador(es): | Vieira, Flávia |
Palavras-chave: | Aprendizagem do inglês Desenvolvimento de competências Storytelling 1º Ciclo do ensino básico English learning Primary education Skills development |
Data: | 2021 |
Resumo(s): | O presente relatório de estágio pedagógico supervisionado, realizado no âmbito do curso de Mestrado
em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico, explora um projeto de intervenção que teve como
finalidade utilizar a abordagem storytelling na aprendizagem do inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico. O
projeto foi desenvolvido numa turma do 4º ano do 1ºCiclo do Ensino Básico e teve como objetivos:
conhecer as perceções das crianças relativas à aprendizagem da língua inglesa e à audição/leitura de
histórias de inglês; explorar o uso de histórias como estratégia de envolvimento e promoção das
aprendizagens linguístico-comunicativas; promover competências de autorregulação da aprendizagem
da língua; e avaliar o impacto da intervenção na motivação e na aprendizagem da língua.
O projeto dividiu-se em três fases, onde primeiramente realizei uma recolha e análise de dados
contextuais que me permitiram planear o projeto. Na segunda fase, foram elaboradas três sequências
didáticas que tiveram como base o uso de histórias como forma de promover aprendizagens linguísticocomunicativas,
através de uma aprendizagem envolvente, motivante e autorregulada. Por fim, na terceira
fase, com os resultados obtidos através da observação, de questionários de autorregulação e de uma
carta à professora, foi realizada uma análise do impacto do projeto.
Com este projeto, pude concluir que as crianças demonstraram resultados positivos nas suas
aprendizagens, como também interesse e gosto na frequência das aulas relacionadas com as sequências
didáticas elaboradas. Conclui-se também que o storytelling é uma estratégia vantajosa para o ensino do
inglês no 1ºCEB. This practicum report was written within the Master in Teaching English in Primary Education and it explores an intervention project whose purpose was to use a storytelling strategy in primary education. This project was developed in a 4th grade class in a primary school and it had the following objectives: to identify children’s perceptions of English language learning; to explore the use of stories as a strategy to engage learners and promote linguistic-communicative competences; to promote self-regulation skills; and to evaluate the impact of the intervention on motivation and language learning. The project was divided into three phases. In the first phase, I collected contextual information that allowed me to develop my project. In the second phase, I created three didactic sequences focused on the storytelling strategy in order to promote linguistic-communicative competences through a more engaging, motivating and self-regulated language learning process. In the third phase, I analysed the project impact on the basis of results from observation, from self-regulation questionnaires and a letter to the teacher. This project allowed me to conclude that children demonstrated not only positive results in their learning, but also interest and enjoyment during the didactic sequences. It is also concluded that storytelling is an advantageous strategy for teaching English in primary education. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/78099 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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