Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/78099

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVieira, Fláviapor
dc.contributor.authorLacerda, Carlota Freitas Pereira depor
dc.date.accessioned2022-05-31T10:11:25Z-
dc.date.available2022-05-31T10:11:25Z-
dc.date.issued2021-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/78099-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.description.abstractO presente relatório de estágio pedagógico supervisionado, realizado no âmbito do curso de Mestrado em Ensino do Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico, explora um projeto de intervenção que teve como finalidade utilizar a abordagem storytelling na aprendizagem do inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico. O projeto foi desenvolvido numa turma do 4º ano do 1ºCiclo do Ensino Básico e teve como objetivos: conhecer as perceções das crianças relativas à aprendizagem da língua inglesa e à audição/leitura de histórias de inglês; explorar o uso de histórias como estratégia de envolvimento e promoção das aprendizagens linguístico-comunicativas; promover competências de autorregulação da aprendizagem da língua; e avaliar o impacto da intervenção na motivação e na aprendizagem da língua. O projeto dividiu-se em três fases, onde primeiramente realizei uma recolha e análise de dados contextuais que me permitiram planear o projeto. Na segunda fase, foram elaboradas três sequências didáticas que tiveram como base o uso de histórias como forma de promover aprendizagens linguísticocomunicativas, através de uma aprendizagem envolvente, motivante e autorregulada. Por fim, na terceira fase, com os resultados obtidos através da observação, de questionários de autorregulação e de uma carta à professora, foi realizada uma análise do impacto do projeto. Com este projeto, pude concluir que as crianças demonstraram resultados positivos nas suas aprendizagens, como também interesse e gosto na frequência das aulas relacionadas com as sequências didáticas elaboradas. Conclui-se também que o storytelling é uma estratégia vantajosa para o ensino do inglês no 1ºCEB.por
dc.description.abstractThis practicum report was written within the Master in Teaching English in Primary Education and it explores an intervention project whose purpose was to use a storytelling strategy in primary education. This project was developed in a 4th grade class in a primary school and it had the following objectives: to identify children’s perceptions of English language learning; to explore the use of stories as a strategy to engage learners and promote linguistic-communicative competences; to promote self-regulation skills; and to evaluate the impact of the intervention on motivation and language learning. The project was divided into three phases. In the first phase, I collected contextual information that allowed me to develop my project. In the second phase, I created three didactic sequences focused on the storytelling strategy in order to promote linguistic-communicative competences through a more engaging, motivating and self-regulated language learning process. In the third phase, I analysed the project impact on the basis of results from observation, from self-regulation questionnaires and a letter to the teacher. This project allowed me to conclude that children demonstrated not only positive results in their learning, but also interest and enjoyment during the didactic sequences. It is also concluded that storytelling is an advantageous strategy for teaching English in primary education.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectAprendizagem do inglêspor
dc.subjectDesenvolvimento de competênciaspor
dc.subjectStorytellingpor
dc.subject1º Ciclo do ensino básicopor
dc.subjectEnglish learningpor
dc.subjectPrimary educationpor
dc.subjectSkills developmentpor
dc.titleStorytelling na aprendizagem do inglês no 1º ciclo do ensino básicopor
dc.title.alternativeStorytelling in learning english in primary educationpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202992276por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Carlota+Freitas+Pereira+de+Lacerda.pdf18,36 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID