Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/78082
Título: | Aprendizagem das ciências no 1º. ciclo e 2º. ciclo do ensino básico: uma abordagem centrada na evolução conceptual dos alunos |
Outro(s) título(s): | Science learning in the 1st. cycle and 2nd. basic education cycle: an approach focused on the conceptual evolution of students |
Autor(es): | Sousa, Ana Isabel Martins de |
Orientador(es): | Afonso, Ana Sofia |
Palavras-chave: | Água Atividade laboratorial Conceção alternativa Evolução concetual Luz Alternative conception Conceptual evolution Laboratory activity Light Water |
Data: | 2021 |
Resumo(s): | Este estudo centra-se na evolução concetual dos alunos, e procura analisar as conceções dos
alunos do 3.º ano, no tema luz. Deste modo procurar-se-á: averiguar a evolução conceptual dos
alunos no tema supracitado, como resultado da implementação de uma intervenção pedagógica.
Adotou-se uma metodologia de investigação com base em um questionário, aplicado antes e após a
intervenção. Com o intuito de fazer com que as conceções alternativas dos alunos se aproximem às
conceções cientificamente aceites, existe uma diversidade de metodologias e recursos didáticos, as
atividades laboratoriais são um dos recursos didáticos que podem ser usados em sala de aula para
promover a evolução concetual dos alunos. No âmbito do 2.ºciclo, desenhou-se as intervenções
fundamentadas, com base nos dados recolhidos de uma turma do 5.ºano de escolaridade,
composta por 24 alunos. As intervenções desenhadas tiveram como base o tema água. De acordo
com a literatura, o tema luz e o tema água acarretam várias conceções alternativas, no caso da luz,
muitas delas foram identificadas nos alunos. Estes temas podem ser ensinados através de
Atividades Laboratoriais. É neste contexto que insere o trabalho apresentado neste Relatório de
Estágio, que consiste na preparação, implementação e avaliação de uma intervenção pedagógica,
centrada na abordagem do tema Luz, á custa de atividades laboratoriais integradas, numa
metodologia de ensino que visava a promoção da evolução concetual dos alunos. This study focuses on the conceptual evolution of students and tries to analyze 3rd grade student’s conceptions, in the light theme. In this way, we will seek to: investigate the conceptual evolution of students in the theme, as a result of the implementation of a pedagogical intervention. An investigation methodology was adopted based on a questionnaire, applied before and after the intervention. To bring the alternative conceptions of students closer to scientifically accepted conceptions, there is a diversity of methodologies and teaching resources. Laboratory activities are one of the teaching resources that can be used in the classroom to promote the conceptual evolution of students. In the context of the 2nd cycle, the interventions were designed based on data collected from a 5th grade class, consisting of 24 students. The interventions designed were based on the water theme. According to the literature, the light theme and the water theme entail several alternative conceptions, in the case of light, many of them were identified in the students. These topics can be taught through Laboratory Activities. It is in this context that, the work presented in this Internship Report is inserted, which consists of the preparation, implementation, and evaluation of a pedagogical intervention, focused on the approach to the theme of Light, at the expense of integrated laboratory activities, in a teaching methodology aimed at promoting evolution students' conceptual framework. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino do 1.º ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/78082 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Relatório+de+estágio+de+Ana+Isabel+Sousa.pdf | 3,62 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons