Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/77990
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Martinho, Maria Helena | por |
dc.contributor.author | Rabumba, Joana Mafalda Moreira | por |
dc.date.accessioned | 2022-05-30T10:38:21Z | - |
dc.date.available | 2022-05-30T10:38:21Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.date.submitted | 2020 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/77990 | - |
dc.description | Relatório de estágio de mestrado em Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário | por |
dc.description.abstract | No sentido de encontrar ferramentas que contribuam positivamente para o processo ensino-aprendizagem, dirigido tanto a alunos como a professores, elaborei um projeto de intervenção centrado na implementação da estratégia Avaliação por Pares. Os conceitos de Metacognição e Mindset também são introduzidos no decorrer das atividades letivas facilitando o desenvolvimento académico e pessoal dos alunos. Desta forma, usando a Avaliação por Pares como instrumento para desenvolvimento de competências académicas e aquisição de conteúdos e a Metacognição e o Mindset como instrumentos de desenvolvimento académico e pessoal, procuro acrescentar formas pragmáticas de contribuir para o crescimento de todos os atores do processo de ensino-aprendizagem. A implementação decorre numa turma do décimo ano, do curso de Ciências e Tecnologia, de habilidade mista, com aspirações à formação superior e na área das ciências e concretiza-se na utilização da Avaliação por Pares em exercícios resolvidos pelos alunos em aula. A discussão sobre os critérios de correção, feedback, Metacognição e Mindset é facilitada e promovida sendo momentos chave da concretização dos objetivos da implementação. A interrupção letiva determinada pelo Governo em março dificultou o processo de implementação do projeto e limitou o levantamento de observações do comportamento dos alunos, fundamental na avaliação qualitativa dos objetivos. Pelas observações feitas no decorrer das aulas presenciais, os alunos revelaram mais confiança e autonomia. Pelas provas recolhidas até esse momento e pela avaliação final dos alunos, estes revelaram um melhor desempenho e melhores classificações. | por |
dc.description.abstract | Looking for tools that positively contribute to the teaching-learning process, aiming to students’ and teachers’ development, this project was designed around the implementation of the strategy Peer Assessment. The concept of Metacognition and Mindset are also presented to students during lesson activities as facilitators of students’ both academic and personal development. This way, using Peer Assessment as tool for academic development and attainment, and Metacognition and Mindset as tools for academic and personal development, this project adds practical ways that contribute for growth of all the intervenient in the teaching-learning process. The project implementation happens in a year 10 mixed ability class, from Science and Technology, aspiring to pursue further studies in STEM. Peer Assessment will be the main intervention and students’ work produced in class is assessed by class peers. Discussions on assessment criteria, feedback, Metacognition, and Mindset are promoted and are key moments on accomplishing project goals. Due to national lockdown and school closure, project implementation was compromised, and data on students’ behaviour and thoughts became impossible to assess, fundamental for qualitative evaluation of project goals. From evidence collected from formal assessments we can say that the experience was positive for students, achieving better grades. Gained confidence and autonomy was also seen during the lessons. As the aim was to equip students for life with tools allowing them to become more confident maths students, I believe the project was successful. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Avaliação por pares | por |
dc.subject | 10.º Ano | por |
dc.subject | Metacognição | por |
dc.subject | Mindset | por |
dc.subject | Processo de ensino-aprendizagem | por |
dc.subject | Peer assessment | por |
dc.subject | Metacognition | por |
dc.subject | Teaching and learning | por |
dc.subject | Year 10 | por |
dc.title | A avaliação por pares: impacto no processo de ensino-aprendizagem numa turma do 10.º ano | por |
dc.title.alternative | Peer assessment: impact on teaching and learning in a year 10 group | por |
dc.type | masterThesis | eng |
dc.identifier.tid | 202989836 | por |
thesis.degree.grantor | Universidade do Minho | por |
sdum.degree.grade | 16 valores | por |
sdum.uoei | Instituto de Educação | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_Joana+Mafalda+Moreira+Rabumba.pdf | 8,04 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons