Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77990

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMartinho, Maria Helenapor
dc.contributor.authorRabumba, Joana Mafalda Moreirapor
dc.date.accessioned2022-05-30T10:38:21Z-
dc.date.available2022-05-30T10:38:21Z-
dc.date.issued2020-
dc.date.submitted2020-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/77990-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundáriopor
dc.description.abstractNo sentido de encontrar ferramentas que contribuam positivamente para o processo ensino-aprendizagem, dirigido tanto a alunos como a professores, elaborei um projeto de intervenção centrado na implementação da estratégia Avaliação por Pares. Os conceitos de Metacognição e Mindset também são introduzidos no decorrer das atividades letivas facilitando o desenvolvimento académico e pessoal dos alunos. Desta forma, usando a Avaliação por Pares como instrumento para desenvolvimento de competências académicas e aquisição de conteúdos e a Metacognição e o Mindset como instrumentos de desenvolvimento académico e pessoal, procuro acrescentar formas pragmáticas de contribuir para o crescimento de todos os atores do processo de ensino-aprendizagem. A implementação decorre numa turma do décimo ano, do curso de Ciências e Tecnologia, de habilidade mista, com aspirações à formação superior e na área das ciências e concretiza-se na utilização da Avaliação por Pares em exercícios resolvidos pelos alunos em aula. A discussão sobre os critérios de correção, feedback, Metacognição e Mindset é facilitada e promovida sendo momentos chave da concretização dos objetivos da implementação. A interrupção letiva determinada pelo Governo em março dificultou o processo de implementação do projeto e limitou o levantamento de observações do comportamento dos alunos, fundamental na avaliação qualitativa dos objetivos. Pelas observações feitas no decorrer das aulas presenciais, os alunos revelaram mais confiança e autonomia. Pelas provas recolhidas até esse momento e pela avaliação final dos alunos, estes revelaram um melhor desempenho e melhores classificações.por
dc.description.abstractLooking for tools that positively contribute to the teaching-learning process, aiming to students’ and teachers’ development, this project was designed around the implementation of the strategy Peer Assessment. The concept of Metacognition and Mindset are also presented to students during lesson activities as facilitators of students’ both academic and personal development. This way, using Peer Assessment as tool for academic development and attainment, and Metacognition and Mindset as tools for academic and personal development, this project adds practical ways that contribute for growth of all the intervenient in the teaching-learning process. The project implementation happens in a year 10 mixed ability class, from Science and Technology, aspiring to pursue further studies in STEM. Peer Assessment will be the main intervention and students’ work produced in class is assessed by class peers. Discussions on assessment criteria, feedback, Metacognition, and Mindset are promoted and are key moments on accomplishing project goals. Due to national lockdown and school closure, project implementation was compromised, and data on students’ behaviour and thoughts became impossible to assess, fundamental for qualitative evaluation of project goals. From evidence collected from formal assessments we can say that the experience was positive for students, achieving better grades. Gained confidence and autonomy was also seen during the lessons. As the aim was to equip students for life with tools allowing them to become more confident maths students, I believe the project was successful.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectAvaliação por parespor
dc.subject10.º Anopor
dc.subjectMetacogniçãopor
dc.subjectMindsetpor
dc.subjectProcesso de ensino-aprendizagempor
dc.subjectPeer assessmentpor
dc.subjectMetacognitionpor
dc.subjectTeaching and learningpor
dc.subjectYear 10por
dc.titleA avaliação por pares: impacto no processo de ensino-aprendizagem numa turma do 10.º anopor
dc.title.alternativePeer assessment: impact on teaching and learning in a year 10 grouppor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202989836por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Joana+Mafalda+Moreira+Rabumba.pdf8,04 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID