Por favor, use este identificador para citar o enlazar este item: https://hdl.handle.net/1822/77976

TítuloA arte como mediador da gestão emocional
Otros títulosArt as a mediator of emotional management
AutorAlmeida, Beatriz Martins de
OrientadorPalhares, Sandra Susana Pires Silva
Palabras claveArte
Competências sócio-morais
Educação emocional
Jardim de infância
1º Ciclo do ensino básico
Art
Emotion education
Pre-school education
Social-moral competences
1st Cycle of basic education
Fecha2021
ResumenAtendendo à relevância que o comportamento emocional tem vindo a demonstrar no potencial humano, o presente estudo tem como objetivo primário analisar, de forma consciente e fundamentada, o papel da arte como mediador da gestão emocional e da construção de uma identidade pessoal e social. Ao serviço deste propósito, pode constatar-se que a finalidade subentendida neste documento é dupla: 1) Transmitir ao leitor as investigações e revisão literária no domínio do desenvolvimento emocional e das linguagens artísticas, demonstrando a pertinência e diligência de abordar esta temática em contexto escolar; 2) Descrever e testemunhar a intervenção pedagógica decorrida assim como o projeto implementado em contexto de Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Para o efeito, serão descritas, analisadas e avaliadas as intervenções consequentes à realização do projeto “A arte como mediador da gestão emocional” nas valências de Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Conclui a relevância das múltiplas linguagens artísticas no desenvolvimento integral da criança, potencializando o desenvolvimento de crianças mais conscientes, ativas e diversificadas.
Given the relevance that emotional behavior has been showing in human potential, the present study has, as its primary goal, to analyze, in a conscious and grounded way, the role of art as a mediator of emotional management and the construction of a personal and social identity. In service of this goal, it can be seen that the purpose implied in this document is twofold: 1) To transmit to the reader the investigations and literary revision in the field of emotional development and artistic languages, demonstrating the pertinence and diligence of addressing this theme in school context; 2) Describe and witness the pedagogical intervention as well the project implemented that took place in the context of Pre-school Education and 1st Cycle of Basic Education. For this purpose, the interventions resulting from the realization of the project “Art as a mediator of emotional management” in the Pre-school Education and 1st Cycle of Basic Education will be describe, analyzed and evaluated. It concludes the relevance of multiple artistic languages in the integral development of the child, enhancing the development of more aware, active and diverse children.
TipoTesis de maestría
DescripciónRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-escolar e 1° Ciclo do Ensino Básico
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77976
AccesoAcceso abierto
Aparece en las colecciones:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Relatório+de+estágio_BeatrizAlmeida.pdf3,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

Este ítem está licenciado bajo Licencia Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID