Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77976

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPalhares, Sandra Susana Pires Silvapor
dc.contributor.authorAlmeida, Beatriz Martins depor
dc.date.accessioned2022-05-30T09:02:30Z-
dc.date.available2022-05-30T09:02:30Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/77976-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Educação Pré-escolar e 1° Ciclo do Ensino Básicopor
dc.description.abstractAtendendo à relevância que o comportamento emocional tem vindo a demonstrar no potencial humano, o presente estudo tem como objetivo primário analisar, de forma consciente e fundamentada, o papel da arte como mediador da gestão emocional e da construção de uma identidade pessoal e social. Ao serviço deste propósito, pode constatar-se que a finalidade subentendida neste documento é dupla: 1) Transmitir ao leitor as investigações e revisão literária no domínio do desenvolvimento emocional e das linguagens artísticas, demonstrando a pertinência e diligência de abordar esta temática em contexto escolar; 2) Descrever e testemunhar a intervenção pedagógica decorrida assim como o projeto implementado em contexto de Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Para o efeito, serão descritas, analisadas e avaliadas as intervenções consequentes à realização do projeto “A arte como mediador da gestão emocional” nas valências de Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico. Conclui a relevância das múltiplas linguagens artísticas no desenvolvimento integral da criança, potencializando o desenvolvimento de crianças mais conscientes, ativas e diversificadas.por
dc.description.abstractGiven the relevance that emotional behavior has been showing in human potential, the present study has, as its primary goal, to analyze, in a conscious and grounded way, the role of art as a mediator of emotional management and the construction of a personal and social identity. In service of this goal, it can be seen that the purpose implied in this document is twofold: 1) To transmit to the reader the investigations and literary revision in the field of emotional development and artistic languages, demonstrating the pertinence and diligence of addressing this theme in school context; 2) Describe and witness the pedagogical intervention as well the project implemented that took place in the context of Pre-school Education and 1st Cycle of Basic Education. For this purpose, the interventions resulting from the realization of the project “Art as a mediator of emotional management” in the Pre-school Education and 1st Cycle of Basic Education will be describe, analyzed and evaluated. It concludes the relevance of multiple artistic languages in the integral development of the child, enhancing the development of more aware, active and diverse children.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/por
dc.subjectArtepor
dc.subjectCompetências sócio-moraispor
dc.subjectEducação emocionalpor
dc.subjectJardim de infânciapor
dc.subject1º Ciclo do ensino básicopor
dc.subjectArtpor
dc.subjectEmotion educationpor
dc.subjectPre-school educationpor
dc.subjectSocial-moral competencespor
dc.subject1st Cycle of basic educationpor
dc.titleA arte como mediador da gestão emocionalpor
dc.title.alternativeArt as a mediator of emotional managementpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202989712por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório+de+estágio_BeatrizAlmeida.pdf3,42 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID