Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77948

TítuloThe harmonious coexistence of sound and image for efficient audiovisual communication: the case of Kairos Communications LTD
Autor(es)Benoît-Serge, Tsunda Mulemba
Orientador(es)Brandão, Daniel
Palavras-chaveSound and image
Audio-visual communication
Editing
Media power
Som e imagem
Comunicação audiovisual
Edição
Poder dos média
Data7-Fev-2022
Resumo(s)The present report is the result of a three-month traineeship at the Kairos Communications LTD in Maynooth, Ireland, which has long experience in cultural and religious sound and video productions, being an opportunity to practice audio-visual and multimedia knowledge acquired at the University of Minho. Although the traineeship was focused on production and post-production of contents, the Kairos Outside Broadcasting Unit was a big asset to improve technical skills. Based on the empirical experience acquired in the internship, this report is focused on the harmonious coexistence of sound and image for an efficient audio-visual communication. Sound and image corelates with each other as complementary elements in many digital media contents of today’s different digital platforms and applications. The increasing access to smartphones with great capabilities to record, edit ad share sound and image has turn most of the users into content producers, so that today, any cultural, politic, or social event has most probably someone catching sound or image. From the knowledge acquired with the research, an overview on the development of communication in the Democratic Republic of Congo is presented. Oral tradition has been the instrument to pass on knowledge to younger generations or convey information to the public. The development of communication in the Democratic Republic of Congo is linked to the former colonial power (Belgium) and France. France provided formation as well as equipment to update former radio journalists to the television that had been invading most of the world as an instrument of national pride. In fact, the development of media, mostly the radiobroadcast in the beginning, and then the television, was a great instrument of political propaganda for the newly independent African countries. Every country setup a radiobroadcast to free oneself from any other dependency. It was conceived as a great instrument to disseminate ideologies to the population. The forms of communication (verbal, non-verbal, written, etc.), the power and revolution of words and images in the world and in Africa, and the evolution in Congo, from oral to digital communication, are the focus of this report, which tries to understand what had led the Democratic Republic of Congo to the new media environment and where word and image intermingle
O presente relatório é o resultado de um estágio de três meses na Kairos Communications LTD em Maynooth, Irlanda, que possui uma longa experiência em produções culturais e religiosas de som e vídeo, sendo uma oportunidade para praticar conhecimentos audiovisuais e multimédia adquiridos na Universidade do Minho. Embora o estágio tenha sido focado na produção e pós produção de conteúdos, a Kairos Outside Broadcasting Unit foi um grande ativo para o aperfeiçoamento das habilidades técnicas. Com base na experiência empírica adquirida no estágio, este relatório centra-se na coexistência harmoniosa de som e imagem para uma comunicação audiovisual eficiente. Som e imagem correlacionam-se entre si como elementos complementares em muitos conteúdos de média digital das diferentes plataformas e aplicativos digitais de hoje. O crescente acesso a smartphones com grandes recursos para gravar, editar e partilhar som e imagem transformou a maioria dos utilizadores em produtores de conteúdo, sendo que hoje, qualquer evento cultural, político ou social tem muito provavelmente alguém a captar o som ou a imagem. A partir dos conhecimentos adquiridos com a pesquisa realizada, é apresentado um panorama sobre o desenvolvimento da comunicação na República Democrática do Congo. A tradição oral tem sido o instrumento para passar conhecimento às gerações mais novas ou levar informações ao público. O desenvolvimento da comunicação na República Democrática do Congo está ligado à ex-potência colonial (Bélgica) e à França. A França forneceu formação e também equipamento para atualizar os ex-jornalistas de rádio sobre a televisão que vinha invadindo a maior parte do mundo como um instrumento de orgulho nacional. Na verdade, o desenvolvimento dos média principalmente a radiodifusão no início, e depois a televisão, foi um grande instrumento de propaganda política para os países africanos recém-independentes. Cada país estabelece uma transmissão de rádio para se libertar de qualquer outra dependência. Foi concebido como um grande instrumento de divulgação de ideologias para a população. As formas de comunicação (verbal, não verbal, escrita, etc.), o poder e a revolução das palavras e imagens no mundo e em África, e a evolução no Congo, da comunicação oral à digital, são o foco deste relatório, que procura compreender o que levou a República Democrática do Congo ao novo ambiente mediático no qual a palavra e a imagem misturam-se.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Audiovisual e Multimédia)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77948
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tsunda Mulemba Benoit-Serge.pdf3,06 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID