Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/77873
Título: | O retrato e a representação grotesca em Retrato de Rapaz de Mário Cláudio |
Outro(s) título(s): | Portrait and grotesque representation in Mario Claudio's Retrato de Rapaz |
Autor(es): | Palha, Joana da Silva Fernandes |
Palavras-chave: | Retrato Grotesco Representação Mário Cláudio Retrato de Rapaz Portrait Grotesque Representation Mário Cláudio Retrato de Rapaz |
Data: | 2020 |
Editora: | Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul |
Revista: | REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS |
Citação: | Palha, J. (2020). "O retrato e a representação grotesca em Retrato de Rapaz de Mário Cláudio". REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS (pp. 497-511). Nº25 Volume 2 Dos Espaços do Corpo ao Corpo no Espaço: Literatura e Cultura. Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul. |
Resumo(s): | Retrato de Rapaz (2013) é uma obra fascinante, escrita por Mário Cláudio, onde se
observa a relação tantas vezes conturbada como harmoniosa entre mestre e discípulo. A novela
conta a história de Gian Giacomo, um aprendiz do célebre e renomado Leonardo da Vinci, que o
artista acolhe no seu estúdio, rebatizando-o com o nome de Salai, nome deveras grotesco, que
significa “pequeno diabo”, e o seu percurso com o génio da pintura ao longo dos seus anos de
crescimento e amadurecimento. O tema do retrato literário, associado à representação grotesca,
é a base do presente trabalho, onde vão ser apresentadas reflexões sobre o modo como a
atmosfera macabra está presente nos diversos espaços e personagens da trama, influenciando
a própria representação que o artista, Leonardo, quer fazer do seu jovem aprendiz, Giacomo. Retrato de Rapaz (2013) is a fascinating work, written by Mário Cláudio, which shows the often troubled and harmonious relationship between master and disciple. The novel tells the story of Gian Giacomo, an apprentice from the famous and renowned Leonardo da Vinci, whom the artist welcomes in his studio, renaming it with the name of Salai, a very grotesque name, which means "little devil", and his journey with the genius of painting throughout its years of growth and maturation. The theme of the literary portrait, associated with the grotesque representation, is the basis of this work, where reflections will be presented on how the macabre atmosphere is present in the different spaces and characters of the plot, influencing the very representation that the artist, Leonardo, wants to make his young apprentice, Giacomo. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/77873 |
ISSN: | 2179-4456 |
Versão da editora: | https://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/4329 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CEHUM - Artigos publicados em revistas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Claudio.pdf | 432,48 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |