Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77873

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPalha, Joana da Silva Fernandespor
dc.date.accessioned2022-05-24T14:27:39Z-
dc.date.available2022-05-24T14:27:39Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationPalha, J. (2020). "O retrato e a representação grotesca em Retrato de Rapaz de Mário Cláudio". REVELL - Revista de Estudos Literários da UEMS (pp. 497-511). Nº25 Volume 2 Dos Espaços do Corpo ao Corpo no Espaço: Literatura e Cultura. Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul.por
dc.identifier.issn2179-4456por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/77873-
dc.description.abstractRetrato de Rapaz (2013) é uma obra fascinante, escrita por Mário Cláudio, onde se observa a relação tantas vezes conturbada como harmoniosa entre mestre e discípulo. A novela conta a história de Gian Giacomo, um aprendiz do célebre e renomado Leonardo da Vinci, que o artista acolhe no seu estúdio, rebatizando-o com o nome de Salai, nome deveras grotesco, que significa “pequeno diabo”, e o seu percurso com o génio da pintura ao longo dos seus anos de crescimento e amadurecimento. O tema do retrato literário, associado à representação grotesca, é a base do presente trabalho, onde vão ser apresentadas reflexões sobre o modo como a atmosfera macabra está presente nos diversos espaços e personagens da trama, influenciando a própria representação que o artista, Leonardo, quer fazer do seu jovem aprendiz, Giacomo.por
dc.description.abstractRetrato de Rapaz (2013) is a fascinating work, written by Mário Cláudio, which shows the often troubled and harmonious relationship between master and disciple. The novel tells the story of Gian Giacomo, an apprentice from the famous and renowned Leonardo da Vinci, whom the artist welcomes in his studio, renaming it with the name of Salai, a very grotesque name, which means "little devil", and his journey with the genius of painting throughout its years of growth and maturation. The theme of the literary portrait, associated with the grotesque representation, is the basis of this work, where reflections will be presented on how the macabre atmosphere is present in the different spaces and characters of the plot, influencing the very representation that the artist, Leonardo, wants to make his young apprentice, Giacomo.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Estadual de Mato Grosso do Sulpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectRetratopor
dc.subjectGrotescopor
dc.subjectRepresentaçãopor
dc.subjectMário Cláudiopor
dc.subjectRetrato de Rapazpor
dc.subjectPortraitpor
dc.subjectGrotesquepor
dc.subjectRepresentationpor
dc.subjectMário Cláudiopor
dc.subjectRetrato de Rapazpor
dc.titleO retrato e a representação grotesca em Retrato de Rapaz de Mário Cláudiopor
dc.title.alternativePortrait and grotesque representation in Mario Claudio's Retrato de Rapazpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://periodicosonline.uems.br/index.php/REV/article/view/4329por
dc.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturaspor
sdum.journalREVELL - Revista de Estudos Literários da UEMSpor
Aparece nas coleções:CEHUM - Artigos publicados em revistas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Claudio.pdf432,48 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID