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https://hdl.handle.net/1822/77751
Título: | A formação superior como instrumento de mobilidade social em Angola: estudo de casos de jovens na província de Benguela |
Outro(s) título(s): | Higher education as an instrument of social mobility in Angola: case studies of young people in the province of Benguela |
Autor(es): | Santo, Isaac Simão |
Orientador(es): | Torres, Leonor Lima |
Palavras-chave: | Desigualdade social e desenvolvimento Formação superior Mobilidade social Políticas públicas (de educação) Social inequality and development Higher education Social mobility Public policies (education) |
Data: | 2021 |
Resumo(s): | A presente dissertação enquadra-se nos eixos estudos sobre o ensino superior e transição para o
mercado de trabalho e estudo das políticas públicas de educação e desigualdades sociais. Neste
sentido, definiu-se como objetivo geral analisar qual é a influência a formação superior na mobilidade
social de jovens na província de Benguela (Angola). Mobilizamos diversas obras as quais nos
permitiram identificar paradigmas, teorias e perspetivas fundamentais para a construção da base
teórica da investigação. Metodologicamente, selecionamos a abordagem qualitativa, o método intensivo
ou estudo de caso (na variante casos múltiplos) e quatro técnicas de pesquisa, com destaque para as
entrevistas semidiretivas, aplicadas a quatro gestores (via Zoom devido à COVID-19) e os inquéritos por
questionário (formato eletrónico) a 51 estudantes de quatro IES (uma pública e três privadas) de
setembro e dezembro de 2021. Assim, após a Introdução, temos o Capítulo I, que debate os papeis do
Estado, do mercado e do ensino superior na mobilidade social, para além de analisar o ensino superior
em África; O Capítulo II descreve o sistema de educação em Angola, Sistema de ensino e estratificação
social no país. O Capítulo III discute a formação superior em Benguela, sua história, mecanismos de
acesso e de permanência, discriminação positiva, opções formativas, (des)emprego e currículo. O
Capítulo IV apresenta o enquadramento metodológico (paradigma, método e técnicas) e o Capítulo V
debruça-se sobre a análise e interpretação dos resultados. Ainda se apresentam as considerações,
limitações do estudo e as sugestões para futuras investigações. Em termos gerais, uma vez ouvidos
gestores e estudantes, podemos concluir que a formação superior é considerada como um importante
instrumento de mobilidade social de jovens na província de Benguela. This dissertation fits into the axes of studies on higher education and transition to the job market and study of public policies on education and social inequalities. In this sense, the general objective was defined to analyze the influence of higher education on the social mobility of young people in the province of Benguela (Angola). We mobilized several works which allowed us to identify fundamental paradigms, theories and perspectives for the construction of the theoretical basis of the investigation. Methodologically, we selected the qualitative approach, the intensive method or case study (in the multiple cases variant) and four research techniques, with emphasis on semi-directive interviews, applied to four managers (via Zoom due to COVID-19) and surveys by questionnaire (electronic format) to 51 students from four HEIs (one public and three private) from September and December 2021. Thus, after the Introduction, we have Chapter I, which discusses the roles of the State, the market and higher education in social mobility, in addition to analyzing higher education in Africa; Chapter II describes the education system in Angola, the education system and social stratification in the country. Chapter III discusses higher education in Benguela, its history, mechanisms of access and permanence, positive discrimination, training options, (un)employment and curriculum. Chapter IV presents the methodological framework (paradigm, method and techniques) and Chapter V focuses on the analysis and interpretation of results. Considerations, limitations of the study and suggestions for future investigations are also presented. In general terms, once managers and students are heard, we can conclude that higher education is considered an important instrument for the social mobility of young people in the province of Benguela. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Sociologia da Educação e Políticas Educativas) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/77751 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
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