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TítuloEstratégia de internacionalização e o papel do marketing digital: estudo de caso na empresa Q-Better no mercado alemão
Outro(s) título(s)Internationalization strategy and digital marketing role: Q-Better case study
Autor(es)Gomes, Laura de Jesus Silva
Orientador(es)Pereira, Olga
Azevedo, António Joaquim Araújo de
Palavras-chaveQ-Better
Estratégias de internacionalização
Marketing digital
Alemanha
Internationalization strategies
Digital marketing
Germany
Data2021
Resumo(s)Num mundo cada vez mais globalizado e estando hoje acrescidas as exigências de competitividade a nível mundial, torna-se inevitável a internacionalização de muitas empresas. As empresas assumem um papel de grande importância no que toca ao investimento no exterior, uma vez que se considera que uma organização que deseja alcançar vantagem competitiva não pode somente concentrar-se em atividades no mercado doméstico. Partindo da necessidade de internacionalização das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) identificada na literatura, o objetivo deste trabalho é compreender o papel do marketing digital no percurso internacional de uma PME. Assim, este trabalho tem por base um estágio de seis meses na Q-Better, uma PME portuguesa especializada em soluções contactless, onde foi possível explorar as atividades desenvolvidas no departamento de marketing e comunicação no âmbito digital num mercado específico. O presente relatório de estágio dedica-se a analisar o processo de internacionalização da Q-Better no mercado alemão. Foca-se na abordagem adotada através do uso de ferramentas de marketing digital, tais como, redes sociais e e-mail marketing. Os objetivos do estudo passam por perceber quais as motivações da Q-Better para proceder ao processo de internacionalização e compreender quais as ferramentas de marketing digital determinantes na evolução de uma estratégia de internacionalização para o mercado alemão.
In an increasingly globalized world and with the demands of global competitiveness being added today, it is inevitable the internationalization of many companies. Small and Medium Enterprises (SMEs) play an important role when it comes to investing abroad, since it is considered that a company that intends to achieve competitive advantage cannot be focused only on domestic market activities. Based on the internationalization need of Small and Medium Enterprises (SMEs) identified in the literature, the main purpose of this research work is to understand the role of digital marketing throughout an international trajectory of one SME. Therefore, this work is a result of a six-month internship at Q-Better, a Portuguese SME specialized in contactless solutions, where it was possible to explore the activities developed in the marketing and communication department in the digital scope in a specific market. This internship report is dedicated to analyze Q-Better's internationalization process in the German market. It focuses mainly on the results achieved using digital marketing tools, such as social media and email marketing. The study goals are to understand Q-Better's motivations for proceeding with the internationalization process and to understand what digital marketing tools are important in the evolution of an internationalization strategy for German market.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Negócios Internacionais
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77446
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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