Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77446

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPereira, Olgapor
dc.contributor.advisorAzevedo, António Joaquim Araújo depor
dc.contributor.authorGomes, Laura de Jesus Silvapor
dc.date.accessioned2022-05-05T08:05:48Z-
dc.date.available2022-05-05T08:05:48Z-
dc.date.issued2021-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/77446-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Negócios Internacionaispor
dc.description.abstractNum mundo cada vez mais globalizado e estando hoje acrescidas as exigências de competitividade a nível mundial, torna-se inevitável a internacionalização de muitas empresas. As empresas assumem um papel de grande importância no que toca ao investimento no exterior, uma vez que se considera que uma organização que deseja alcançar vantagem competitiva não pode somente concentrar-se em atividades no mercado doméstico. Partindo da necessidade de internacionalização das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) identificada na literatura, o objetivo deste trabalho é compreender o papel do marketing digital no percurso internacional de uma PME. Assim, este trabalho tem por base um estágio de seis meses na Q-Better, uma PME portuguesa especializada em soluções contactless, onde foi possível explorar as atividades desenvolvidas no departamento de marketing e comunicação no âmbito digital num mercado específico. O presente relatório de estágio dedica-se a analisar o processo de internacionalização da Q-Better no mercado alemão. Foca-se na abordagem adotada através do uso de ferramentas de marketing digital, tais como, redes sociais e e-mail marketing. Os objetivos do estudo passam por perceber quais as motivações da Q-Better para proceder ao processo de internacionalização e compreender quais as ferramentas de marketing digital determinantes na evolução de uma estratégia de internacionalização para o mercado alemão.por
dc.description.abstractIn an increasingly globalized world and with the demands of global competitiveness being added today, it is inevitable the internationalization of many companies. Small and Medium Enterprises (SMEs) play an important role when it comes to investing abroad, since it is considered that a company that intends to achieve competitive advantage cannot be focused only on domestic market activities. Based on the internationalization need of Small and Medium Enterprises (SMEs) identified in the literature, the main purpose of this research work is to understand the role of digital marketing throughout an international trajectory of one SME. Therefore, this work is a result of a six-month internship at Q-Better, a Portuguese SME specialized in contactless solutions, where it was possible to explore the activities developed in the marketing and communication department in the digital scope in a specific market. This internship report is dedicated to analyze Q-Better's internationalization process in the German market. It focuses mainly on the results achieved using digital marketing tools, such as social media and email marketing. The study goals are to understand Q-Better's motivations for proceeding with the internationalization process and to understand what digital marketing tools are important in the evolution of an internationalization strategy for German market.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectQ-Betterpor
dc.subjectEstratégias de internacionalizaçãopor
dc.subjectMarketing digitalpor
dc.subjectAlemanhapor
dc.subjectInternationalization strategiespor
dc.subjectDigital marketingpor
dc.subjectGermanypor
dc.titleEstratégia de internacionalização e o papel do marketing digital: estudo de caso na empresa Q-Better no mercado alemãopor
dc.title.alternativeInternationalization strategy and digital marketing role: Q-Better case studypor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202951464por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade15 valorespor
sdum.uoeiEscola de Economia e Gestãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Laura de Jesus Silva Gomes.pdfRelatório de Estágio3,23 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID