Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77280

TítuloO design participativo como impulsionador de novas experiências educativas
Autor(es)Leite, João Carlos Salgado da Silva
Orientador(es)Carvalho, Cecília Peixoto
Providencia, B
Palavras-chaveDesign participativo
Escola
Centurium
Cidadania
Participatory Design
School
Centurium
Citizenship
Data31-Mar-2022
Resumo(s)Este projeto de mestrado surge da vontade de pôr em prática os princípios de design participativo em escolas do Ensino Básico, propostas como oportunidades e contextos indicado para experimentar aprender e ensinar através do design. Portanto, de que forma o envolvimento em experiências de design participativo pode contribuir para o desenvolvimento de competências em alunos do ensino básico? O presente projeto dividiu-se em três experiências participativas em três escolas diferentes. Cada experiência tinha como objetivo promover o espírito participativo, identificando os benefícios para os envolvidos. O projeto educativo Centurium constituiu o elemento de ligação e interação nos três contextos escolares. Seguindo uma estratégia de investigação ação procurou-se entender os diferentes contextos escolares de forma a adaptar as intenções gerais do projeto a cada realidade escolar. Através de um plano, pensado e adaptado a cada escola foi possível concretizar os objetivos traçados, e no final refletir sobre os benefícios resultantes para os alunos, para a escola e para o próprio investigador em design.
This dissertation arises from the desire to put into practice the principles of participatory design in elementary schools, proposed as opportunities and contexts suitable for experimenting with learning and teaching through design. Therefore, how can involvement in participatory design experiences contribute to the development of competences in elementary school students? This project was divided into three participatory experiences in three different schools. Each experience aimed to promote the participatory spirit, identifying the benefits for those involved. The Centurium educational project constituted the link and interaction element in the three school contexts. Following an action research strategy, we sought to understand the different school contexts to adapt the general intentions of the project to each school reality. Through a plan, designed and adapted to each school, it was possible to achieve the objectives outlined, and in the end reflect on the resulting benefits for students, for the school and for the design researcher himself.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de Mestrado em Design de Produto e Serviços
URIhttps://hdl.handle.net/1822/77280
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Joao Carlos Salgado da Silva Leite.pdfDissertação de Mestrado52,36 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID