Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/77280

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCarvalho, Cecília Peixotopor
dc.contributor.advisorProvidencia, Bpor
dc.contributor.authorLeite, João Carlos Salgado da Silvapor
dc.date.accessioned2022-04-28T14:35:57Z-
dc.date.available2022-04-28T14:35:57Z-
dc.date.issued2022-03-31-
dc.date.submitted2022-03-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/77280-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Design de Produto e Serviçospor
dc.description.abstractEste projeto de mestrado surge da vontade de pôr em prática os princípios de design participativo em escolas do Ensino Básico, propostas como oportunidades e contextos indicado para experimentar aprender e ensinar através do design. Portanto, de que forma o envolvimento em experiências de design participativo pode contribuir para o desenvolvimento de competências em alunos do ensino básico? O presente projeto dividiu-se em três experiências participativas em três escolas diferentes. Cada experiência tinha como objetivo promover o espírito participativo, identificando os benefícios para os envolvidos. O projeto educativo Centurium constituiu o elemento de ligação e interação nos três contextos escolares. Seguindo uma estratégia de investigação ação procurou-se entender os diferentes contextos escolares de forma a adaptar as intenções gerais do projeto a cada realidade escolar. Através de um plano, pensado e adaptado a cada escola foi possível concretizar os objetivos traçados, e no final refletir sobre os benefícios resultantes para os alunos, para a escola e para o próprio investigador em design.por
dc.description.abstractThis dissertation arises from the desire to put into practice the principles of participatory design in elementary schools, proposed as opportunities and contexts suitable for experimenting with learning and teaching through design. Therefore, how can involvement in participatory design experiences contribute to the development of competences in elementary school students? This project was divided into three participatory experiences in three different schools. Each experience aimed to promote the participatory spirit, identifying the benefits for those involved. The Centurium educational project constituted the link and interaction element in the three school contexts. Following an action research strategy, we sought to understand the different school contexts to adapt the general intentions of the project to each school reality. Through a plan, designed and adapted to each school, it was possible to achieve the objectives outlined, and in the end reflect on the resulting benefits for students, for the school and for the design researcher himself.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectDesign participativopor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectCenturiumpor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectParticipatory Designpor
dc.subjectSchoolpor
dc.subjectCenturiumpor
dc.subjectCitizenshippor
dc.titleO design participativo como impulsionador de novas experiências educativaspor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202996093por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiEscola de Arquiteturapor
dc.subject.fosHumanidades::Artespor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Joao Carlos Salgado da Silva Leite.pdfDissertação de Mestrado52,36 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID