Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/76815

TítuloMídias digitais e educação: perspectivas dos docentes do curso técnico subsequente em processos fotográficos de um instituto federal brasileiro
Outro(s) título(s)Digital media and education: perspectives of teachers of the subsequent technical course in photographic processes of a brazilian federal institute
Autor(es)Lacerda, Marilda Pontes
Orientador(es)Lencastre, José Alberto
Palavras-chaveEnsino
Mídias digitais
Professores
Teaching
Digital media
Teachers
Data2021
Resumo(s)Este trabalho teve como principal finalidade compreender os desafios encontrados pelos professores do curso técnico na aplicação de mídias digitais nos processos de ensino e de aprendizagem. A instituição é da rede pública federal brasileira e tem como função a formação de profissionais das mais diferentes áreas de atuação e consequentemente tem nos seus quadros docentes com diversas formações universitárias e titulações. Propôs-se como ação da pesquisa identificar as práticas e vivências dos docentes do curso no uso de mídias digitais nos processos de ensino e de aprendizagem. O estudo foi orientado com base na seguinte questão de investigação: Quais as percepções dos docentes da área técnica do Curso Técnico Subsequente ao Ensino Médio em Processos Fotográficos sobre o uso das mídias digitais no âmbito de suas unidades curriculares? Para responder a esta questão formularam-se os seguintes objetivos específicos: (i) Identificar as formas de uso das mídias digitais pelos docentes da área técnica do Curso Técnico Subsequente ao Ensino Médio em Processos Fotográficos; (ii) Identificar os principais desafios que são encontrados para uso das mídias digitais, durante os processos de ensino e de aprendizagem, pelos docentes da área técnica do Curso Técnico Subsequente ao Ensino Médio em Processos Fotográficos; (iii) Analisar os resultados de aprendizagem da utilização das mídias digitais pelos docentes da área técnica no Curso Técnico Subsequente ao Ensino Médio em Processos Fotográficos em suas unidades curriculares. A metodologia utilizada na pesquisa tem abordagem qualitativa e um desenho de estudo de caso. Além da realização da revisão bibliográfica, foi realizada análise documental bem como a recolha de dados por meio de entrevista coletiva do tipo grupo focal com os professores que atuam no curso, visando obter informações de como se processa a utilização das mídias digitais nos processos de ensino e de aprendizagem, principalmente os desafios encontrados. Este tipo de inquérito, no formato coletivo, permite o diálogo entre todos os entrevistados, gerando conhecimentos aprofundados sobre os tópicos inquiridos. Os resultados obtidos permitem concluir que as mídias digitais estão presentes no curso investigado, os professores entendem as mídias digitais como parte do processo educacional e estão procurando se aperfeiçoar, principalmente durante o período da pandemia de COVID-19, para o uso e inserção dos estudantes adultos num mundo cada vez mais digitalizado.
The main purpose of this work was to understand the challenges faced by technical course teachers in the application of digital media in teaching and learning processes. The institution is part of the Brazilian federal public network and its function is to train professionals from the most different areas of activity and consequently has faculty members with diverse university backgrounds and degrees. It was proposed as a research action to identify the practices and experiences of the course teachers in the use of digital media in teaching and learning processes. The study was guided by the following research question: What are the perceptions of teachers in the technical area of the Technical Course Subsequent to High School in Photographic Processes about the use of digital media within their curricular units? To answer this question, the following specific objectives were formulated: (i) To identify the ways in which digital media are used by teachers in the technical area of the Technical Course Subsequent to High School in Photographic Processes; (ii) Identify the main challenges that are encountered for the use of digital media, during the teaching and learning processes, by teachers in the technical area of the Technical Course Subsequent to High School in Photographic Processes; (iii) To analyze the learning results of the use of digital media by teachers in the technical area in the Technical Course Subsequent to High School in Photographic Processes in their curricular units. The methodology used in the research has a qualitative approach and a case study design. In addition to conducting the literature review, document analysis was performed, as well as data collection through a collective interview of the focus group type with teachers who work in the course, in order to obtain information on how the use of digital media in teaching processes is processed. and learning, especially the challenges encountered. This type of survey, in a collective format, allows for dialogue between all respondents, generating in-depth knowledge about the topics surveyed. The results obtained allow us to conclude that digital media are present in the investigated course, teachers understand digital media as part of the educational process and are seeking to improve themselves, especially during the period of the COVID-19 pandemic, for the use and inclusion of students adults in an increasingly digitized world.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76815
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Marilda+Pontes+Lacerda.pdf676,8 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID