Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/76798

TítuloImpacto de um programa de intervenção na fluência em crianças em risco
Outro(s) título(s)Impact of an intervention program in the fluency in children at risk
Autor(es)Viana, Ana Carolina Antunes
Orientador(es)Cadime, Irene Maria Dias
Ribeiro, Iolanda
Palavras-chaveFluência de leitura
Programa de fluência de leitura
Intervenção
Risco
Reading fluency
Reading fluency program
Intervention
Risk
Data2021
Resumo(s)Intervir na fluência de leitura pode ter sérias repercussões no sucesso académico dos indivíduos. O presente estudo tem como objetivo avaliar a eficácia de um programa de fluência de leitura, quando aplicado em alunos considerados em risco de insucesso na aprendizagem desta competência. A amostra foi composta por 39 alunos do 3º ano de escolaridade de diferentes escolas da Zona Norte. O programa de intervenção teve a duração de 14 semanas, com 2 sessões semanais e foi administrado por psicólogos. Os participantes foram alvo de avaliação em quatro momentos (antes e depois da administração do programa e em dois momentos intermédios) utilizando o Teste de Fluência de Leitura (TFL). Para analisar os dados, recorreu-se ao Teste de Friedman de forma a realizar uma comparação entre os quatro momentos de avaliação e ao Teste de Wilcoxon de modo a verificar os resultados significativos. Os resultados indicaram diferenças estatisticamente significativas entre os três primeiros momentos, tendo havido uma estabilização do número de palavras lidas corretamente entre o terceiro e quarto momento. Após os resultados, foram discutidos vários pontos, entre os quais a contribuição deste estudo para a melhoria das dificuldades de leitura.
Intervening with reading fluency may have serious repercussions on an individual’s academic success. This study aims to evaluate the effectiveness of a Reading Fluency Program when applied to students considered at risk of failure of learning this skill. The sample is composed of 39 students in the 3rd year of schooling from different schools in the North Zone. The intervention program lasted 14 weeks, with 2 weekly sessions, and was administered by psychologists. Participants were assessed at four moments (before and after the administration of the program and at two intermediate moments) using the Reading Fluency Test (RFT). To analyze the data, the Friedman Test was used to perform a comparison between the four evaluation moments and, the Wilcoxon Test for the verification of significant results. The results indicated statistically significant differences between the first three moments, with a stabilization in the number of words correctly read between the third and fourth moments. After the results, several points were discussed, including the contribution of this study to the improvement of reading difficulties.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76798
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Carolina+Viana_A82462.pdf1,13 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID