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dc.contributor.advisorCadime, Irene Maria Diaspor
dc.contributor.advisorRibeiro, Iolandapor
dc.contributor.authorViana, Ana Carolina Antunespor
dc.date.accessioned2022-04-06T08:08:55Z-
dc.date.available2022-04-06T08:08:55Z-
dc.date.issued2021-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/76798-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Psicologiapor
dc.description.abstractIntervir na fluência de leitura pode ter sérias repercussões no sucesso académico dos indivíduos. O presente estudo tem como objetivo avaliar a eficácia de um programa de fluência de leitura, quando aplicado em alunos considerados em risco de insucesso na aprendizagem desta competência. A amostra foi composta por 39 alunos do 3º ano de escolaridade de diferentes escolas da Zona Norte. O programa de intervenção teve a duração de 14 semanas, com 2 sessões semanais e foi administrado por psicólogos. Os participantes foram alvo de avaliação em quatro momentos (antes e depois da administração do programa e em dois momentos intermédios) utilizando o Teste de Fluência de Leitura (TFL). Para analisar os dados, recorreu-se ao Teste de Friedman de forma a realizar uma comparação entre os quatro momentos de avaliação e ao Teste de Wilcoxon de modo a verificar os resultados significativos. Os resultados indicaram diferenças estatisticamente significativas entre os três primeiros momentos, tendo havido uma estabilização do número de palavras lidas corretamente entre o terceiro e quarto momento. Após os resultados, foram discutidos vários pontos, entre os quais a contribuição deste estudo para a melhoria das dificuldades de leitura.por
dc.description.abstractIntervening with reading fluency may have serious repercussions on an individual’s academic success. This study aims to evaluate the effectiveness of a Reading Fluency Program when applied to students considered at risk of failure of learning this skill. The sample is composed of 39 students in the 3rd year of schooling from different schools in the North Zone. The intervention program lasted 14 weeks, with 2 weekly sessions, and was administered by psychologists. Participants were assessed at four moments (before and after the administration of the program and at two intermediate moments) using the Reading Fluency Test (RFT). To analyze the data, the Friedman Test was used to perform a comparison between the four evaluation moments and, the Wilcoxon Test for the verification of significant results. The results indicated statistically significant differences between the first three moments, with a stabilization in the number of words correctly read between the third and fourth moments. After the results, several points were discussed, including the contribution of this study to the improvement of reading difficulties.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectFluência de leiturapor
dc.subjectPrograma de fluência de leiturapor
dc.subjectIntervençãopor
dc.subjectRiscopor
dc.subjectReading fluencypor
dc.subjectReading fluency programpor
dc.subjectInterventionpor
dc.subjectRiskpor
dc.titleImpacto de um programa de intervenção na fluência em crianças em riscopor
dc.title.alternativeImpact of an intervention program in the fluency in children at riskpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202832520por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade15 valorespor
sdum.uoeiEscola de Psicologiapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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