Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/76723
Título: | Educação (física) infantil: entre “Parménides e Heráclito”: algumas perguntas pedagógicas |
Outro(s) título(s): | Children's (physical) education: between “Parmenides and Heraclite”: some pedagogical questions Educación infantil (física): entre “Parménides y Heraclite”: algunas preguntas pedagógicas |
Autor(es): | Cunha, António Camilo Galvão, Zenaide |
Palavras-chave: | Educação física Infância Criança Currículo Pedagogia Estático/Dinâmico Physical education Childhood Child Curriculum Pedagogy Static/Dynamic Educación física Niño |
Data: | 2021 |
Editora: | Universidade Federal do Rio Grande |
Revista: | Revista Didática Sistêmica |
Citação: | Cunha, A. C., & Galvão, Z. (2021). Educação (Física) Infantil: Entre “Parménides e Heráclito” - algumas perguntas pedagógicas. Revista Didática Sistêmica, 23(1), 82–94. https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12807 |
Resumo(s): | A problemática da Educação (Física) infantil é sempre uma questão em aberto para reflexões e olhares diferenciados. Neste contexto, o ensaio, saindo dos cânones de uma metodologia científica de investigação/reflexão e convocando a reflexão teórica, tem como objetivo olhar para dois cenários: o cenário estático e o cenário dinâmico, inaugurados por dois filósofos Pré-Socráticos (Parménides e Heráclito) e, através deles, fazer um exercício teórico/especulativo e analógico sobre as dinâmicas formativas e curriculares no campo da Educação (Física) Infantil - em particular, a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) que, nas suas práxis, também, se apresentam ora estáticos, ora dinâmicos. No final, são deixadas algumas perguntas pedagógicas com o intuito de contribuir (uma tomada de consciência) para esta problemática The issue of (Physical) Education for children is always an open question for reflection and different perspectives. In this context, the essay, leaving the canons of a scientific methodology of investigation/reflection and calling for theoretical reflection, aims to look at two scenarios: the static scenario and the dynamic scenario, inaugurated by two Pre-Socratic philosophers (Parmenides and Heraclitus) and, through them, make a theoretical/speculative and analogical exercise on the formative and curricular dynamics in the field of Child (Physical) Education - in particular the National Curricular Common Base (BNCC) which, in their praxis also present themselves sometimes static, sometimes dynamic. At the end, some pedagogical questions are left in order to contribute (awareness) to this issue. El tema de la Educación (Física) para los niños es siempre una cuestión abierta a la reflexión y a diferentes perspectivas. En este contexto, el ensayo, partiendo de los cánones de una metodología científica de investigación / reflexión y llamando a la reflexión teórica, pretende mirar dos escenarios: el escenario estático y el escenario dinámico, inaugurado por dos filósofos presocráticos (Parménides y Heráclito). ) y, a través de ellos, realizar un ejercicio teórico / especulativo y analógico sobre la dinámica formativa y curricular en el campo de la Educación (Física) Infantil - en particular el Base Común Nacional Curricular (BNCC) que, en su praxis también se presentan a veces estáticas , a veces dinámico. Al final, se dejan algunas preguntas pedagógicas para contribuir (sensibilización) a este tema. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/76723 |
DOI: | 10.14295/rds.v23i1.12807 |
ISSN: | 1809-3108 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cunha, Galvão EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL ENTRE PARMÉNIDES E HERÁCLITO.pdf | 150,63 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons