Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/76723

TítuloEducação (física) infantil: entre “Parménides e Heráclito”: algumas perguntas pedagógicas
Outro(s) título(s)Children's (physical) education: between “Parmenides and Heraclite”: some pedagogical questions
Educación infantil (física): entre “Parménides y Heraclite”: algunas preguntas pedagógicas
Autor(es)Cunha, António Camilo
Galvão, Zenaide
Palavras-chaveEducação física
Infância
Criança
Currículo
Pedagogia
Estático/Dinâmico
Physical education
Childhood
Child
Curriculum
Pedagogy
Static/Dynamic
Educación física
Niño
Data2021
EditoraUniversidade Federal do Rio Grande
RevistaRevista Didática Sistêmica
CitaçãoCunha, A. C., & Galvão, Z. (2021). Educação (Física) Infantil: Entre “Parménides e Heráclito” - algumas perguntas pedagógicas. Revista Didática Sistêmica, 23(1), 82–94. https://doi.org/10.14295/rds.v23i1.12807
Resumo(s)A problemática da Educação (Física) infantil é sempre uma questão em aberto para reflexões e olhares diferenciados. Neste contexto, o ensaio, saindo dos cânones de uma metodologia científica de investigação/reflexão e convocando a reflexão teórica, tem como objetivo olhar para dois cenários: o cenário estático e o cenário dinâmico, inaugurados por dois filósofos Pré-Socráticos (Parménides e Heráclito) e, através deles, fazer um exercício teórico/especulativo e analógico sobre as dinâmicas formativas e curriculares no campo da Educação (Física) Infantil - em particular, a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) que, nas suas práxis, também, se apresentam ora estáticos, ora dinâmicos. No final, são deixadas algumas perguntas pedagógicas com o intuito de contribuir (uma tomada de consciência) para esta problemática
The issue of (Physical) Education for children is always an open question for reflection and different perspectives. In this context, the essay, leaving the canons of a scientific methodology of investigation/reflection and calling for theoretical reflection, aims to look at two scenarios: the static scenario and the dynamic scenario, inaugurated by two Pre-Socratic philosophers (Parmenides and Heraclitus) and, through them, make a theoretical/speculative and analogical exercise on the formative and curricular dynamics in the field of Child (Physical) Education - in particular the National Curricular Common Base (BNCC) which, in their praxis also present themselves sometimes static, sometimes dynamic. At the end, some pedagogical questions are left in order to contribute (awareness) to this issue.
El tema de la Educación (Física) para los niños es siempre una cuestión abierta a la reflexión y a diferentes perspectivas. En este contexto, el ensayo, partiendo de los cánones de una metodología científica de investigación / reflexión y llamando a la reflexión teórica, pretende mirar dos escenarios: el escenario estático y el escenario dinámico, inaugurado por dos filósofos presocráticos (Parménides y Heráclito). ) y, a través de ellos, realizar un ejercicio teórico / especulativo y analógico sobre la dinámica formativa y curricular en el campo de la Educación (Física) Infantil - en particular el Base Común Nacional Curricular (BNCC) que, en su praxis también se presentan a veces estáticas , a veces dinámico. Al final, se dejan algunas preguntas pedagógicas para contribuir (sensibilización) a este tema.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/76723
DOI10.14295/rds.v23i1.12807
ISSN1809-3108
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cunha, Galvão EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL ENTRE PARMÉNIDES E HERÁCLITO.pdf150,63 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID