Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/75888
Título: | O desenvolvimento da competência comunicativa oral: uma revisão sistemática de programas de intervenção didática |
Outro(s) título(s): | The development of oral communicative competence: a systematic review of didactic intervention programs Le développement de la compétence communicative orale: une revue systématique des programmes d’intervention didactique |
Autor(es): | Monteiro, Carla Cristina Fernandes |
Palavras-chave: | Competência comunicativa oral Programa de intervenção didática Adolescentes Oral communicative competence Didactic intervention program Adolescents Compétence communicative orale Programme d’intervention didactique |
Data: | 18-Set-2020 |
Editora: | Universidade do Minho. Instituto de Educação (IE) |
Revista: | Revista Portuguesa de Educação |
Citação: | Monteiro, C. F. (2020). O desenvolvimento da competência comunicativa oral: Uma revisão sistemática de programas de intervenção didática. Revista Portuguesa De Educação, 33(2), 95–115. https://doi.org/10.21814/rpe.18912 |
Resumo(s): | A presente revisão sistemática da literatura incide sobre o efeito de intervenções
pedagógicas junto de crianças de 11 a 14 anos, com o objetivo de
aperfeiçoar a competência comunicativa oral (CCO). Com base nas questões
de investigação, foram pesquisados, na base de dados SCOPUS, artigos publicados
entre 2009 e 2019. Cumprindo os critérios de seleção estabelecidos,
foram incluídos artigos científicos completos e disponíveis gratuitamente;
artigos de pesquisa original ou de revisão de literatura, que relatam
intervenção no domínio da oralidade, em língua materna e não materna. Os
estudos utilizaram pelo menos um instrumento padronizado. A análise dos
dados foi realizada por meio da leitura crítica e da seleção dos resultados,
tendo dois artigos cumprido os critérios de inclusão. Ambos apresentam resultados
positivos na expressão oral dos alunos, associados à utilização de
programas de intervenção que combinam a promoção de variáveis envolvidas
na CCO. Os dois estudos almejaram a melhoria dos resultados ao nível
da expressão oral dos alunos, mas também da leitura e da escrita, com base
na prática de estratégias de metacognição e metacomunicação em sala de
aula. Os estudos com enfoque no exercício e avaliação da CCO são residuais,
sendo urgente que se realize investigação no domínio. The present systematic literature review focuses on the effect of peda gogical interventions with children aged 11 to 14 years, with the aim of improving oral communicative competence (OCC). Based on the research questions, articles published between 2009 and 2019 were searched in SCOPUS database. Fulfilling the established selection criteria, full and free ly available scientific articles were included; original research or literature review articles that report intervention in the field of oral language, in L1 and L2 classrooms. The studies used at least one standardized instrument. Data analysis was performed through critical reading and selection of re sults, having only two articles met the inclusion criteria. Both have pos itive results in the students’ oral expression, associated with the use of intervention programs that combine the promotion of variables involved in OCC. Both studies aimed to improve the results in the students’ oral ex pression, but also in students’ reading and writing skills, based on the prac tice of metacognition and metacommunication strategies in the classroom. Studies focusing on the exercise and evaluation of the OCC are residual, being urgent to carry out research in the field. La présente revue systématique de la littérature se centre sur les interventions pédagogiques auprès d’enfants âgés de 11 à 14 ans, dans le but d’améliorer la compétence en communication orale (CCO). Les articles publiés entre 2009 et 2019 ont été inclus dans la base de données SCOPUS prenant en compte les questions de recherche. Des articles scientifiques complets et disponibles gratuitement ont été inclus; des articles originaux de recherche ou de revue de littérature rapportant d’interventions dans le domaine de l’oralité, en langue maternelle et non maternelle, répondant aux critères de sélection. Les études ont utilisé au moins un instrument standardisé. L’analyse des données a été réalisée par lecture critique et sélection des résultats, seuls deux articles répondant les critères d’inclusion. Les deux ont des résultats positifs dans l’expression orale des étudiants, associés à l’utilisation de programmes d’intervention combinant la promotion de variables impliquées dans la CCO. Les deux études visaient à améliorer les résultats de l’expression orale des élèves, mais aussi de la lecture et l’écriture, en s’appuyant sur la pratique de stratégies de métacognition et de métacommunication en classe. Les études à propos de l’exercice et l’évaluation de la CCO sont résiduelles et il est urgent de mener des recherches sur le terrain |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/75888 |
DOI: | 10.21814/rpe.18912 |
ISSN: | 0871-9187 |
e-ISSN: | 2183-0452 |
Versão da editora: | https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/18912 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEC - Artigos (Papers) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sistematic Review OCC_Carla Fernandes Monteiro.pdf | 534,83 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons