Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/75669

TítuloA aprendizagem da história a partir da construção de narrativas sobre o passado
Outro(s) título(s)History learning based on the construction of narratives about the past
Autor(es)Cainelli, Marlene
Barca, Isabel
Palavras-chaveEducação histórica
Pensamento histórico
Narrativa histórica
Historical narrative
Historical thought
History education
Data2018
EditoraUniversidade de São Paulo. Faculdade de Educação (FEUSP)
RevistaEducação e Pesquisa
CitaçãoCainelli, Marlene e Barca, Isabel. A aprendizagem da história a partir da construção de narrativas sobre o passado. Educação e Pesquisa [online]. 2018, v. 44, e164920. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S1678-4634201844164920>. Epub 05 Mar 2018. ISSN 1678-4634. https://doi.org/10.1590/S1678-4634201844164920.
Resumo(s)Esta investigação analisa a constituição do pensamento histórico de jovens estudantes entre 12 e 14 anos do ensino fundamental no Brasil e em Portugal, com relação aos fatos que se articulam nas histórias nacionais dos dois países. Os eventos escolhidos para o estudo em questão concentram-se em elementos relacionados ao conteúdo substantivo e à meta-história, no ensino de história do Brasil e história de Portugal. Analisamos, neste artigo, a forma como os alunos brasileiros e portugueses responderam ao desafio de pensar a história do Brasil sem a presença portuguesa. Nosso trabalho se fundamenta na ideia de que, para a constituição de aprendizagens históricas, é importante que os alunos sejam capazes de compreender as diversidades históricas do passado humano reconstituído pela historiografia. Isso implica na capacidade de produzir conhecimentos a partir da consciência de que o conhecimento sobre o passado é realizado perante a evidência histórica. Entre os resultados que encontramos está a forma tradicional de ensinar história que ainda vigora, principalmente nas escolas brasileiras: a falta de utilização de marcadores temporais pelos alunos brasileiros. Com relação à análise das narrativas, pudemos perceber, na maioria dos jovens, um entendimento do passado como estático, mas também encontramos narrativas que estabelecem uma relação entre presente, passado e futuro ao perspectivar a possibilidade de mudança do curso dos fatos.
This research analyses the constitution of the historical thought of young students ages 12-14 from elementary schools in Brazil and Portugal, concerning facts articulated with the national histories of both countries. The events chosen for this research are focused on elements related to substantive content and meta-history in the teaching of the history of Brazil and the history of Portugal. We analyze, in this article, the way Brazilian and Portuguese students have answered to the challenge of thinking the history of Brazil without the Portuguese presence. Our work is based on the idea that, to build historical learning, it is important that students are capable to understand historical diversities from the human past reconstituted by historiography. This implies the capacity to produce knowledge understanding that the knowledge about the past is accomplished through historical evidence. Among the results we have found, it is the traditional way to teach History that still prevails, mainly in Brazilian schools: the lack of use of temporal markers by Brazilian students. Regarding the analysis of the narratives, we could notice, in most of the young students, an understanding of the past as something static, but we have also found narratives establishing relations between the present, past, and future, considering the possibility of changing the course of facts.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/75669
DOI10.1590/s1678-4634201844164920
ISSN1517-9702
e-ISSN1678-4634
Versão da editorahttps://doi.org/10.1590/S1678-4634201844164920
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A aprendizagem da história.pdf216,07 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID