Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/75345

TítuloRepresentações cognitivas acerca das altas capacidades intelectuais: um estudo exploratório com universitários
Outro(s) título(s)Cognitive representations about intellectual high capacities: an exploratory study with university students
Representaciones cognitivas acerca das altas capacidades: um estudo exploratorio com universitarios
Autor(es)Miranda, Lucia
Morais, Maria de Fátima
Palavras-chaveRepresentações cognitivas
Atas capacidades intelectuais
alunos universitarios
Cognitive representations
High intellectual abilities
College students
Representaciones cognitivas
altas capacidades intelectuales
estudiantes universitarios
Data2021
EditoraAssociação Brasileira de Criatividade e Inovação (CRIABRASILIS)
RevistaRevista Ibero-americana de Criatividade e Inovação
CitaçãoMiranda, L. & Morais, M. F. (2021). Representações cognitivas acerca das altas capacidades intelectuais: um estudo exploratório com universitários. Revista Ibero-Americana de Criatividade e Inovação/Iberoamerican Journal of Creativity and Innovation. 2 (4), 198-211
Resumo(s)Este estudo investigou as representações cognitivas, em um grupo de 411 estudantes do ensino superior de três cursos e duas universidades públicas, a partir das suas respostas à Escala de Avaliação sobre Representações acerca das Altas Capacidades Intelectuais. Esses participantes eram do 1º (34%), 2º (35%), 3º (31%) anos; 47% eram do género masculino e 53% do feminino. As idades situaram-se entre os 17 e os 48 anos. Verificaram-se diferenças estatisticamente significativas nas representações cognitivas relacionadas com o desempenho, com as respostas do sistema educativo e com as influências de variáveis contextuais e familiares. Os alunos do 1º ano, por comparação com os seus colegas do 2º ano, tendem a apresentar mais mitos relacionados com as respostas do sistema educativo e com a influência das variáveis contextuais e familiares às altas capacidades intelectuais. A discussão dos resultados sugere implicações para a formação e práticas pedagógicas futuras como profissionais da educação.
This study investigated cognitive representations, in a group of 411 higher education students from three courses and two public universities, from their responses to the Evaluation Scale on Representations about High Intellectual Capacities. These participants were from 1st (34%), 2nd (35%), 3rd (31%) academic years; 47% were male and 53% female. Ages varied between 17 and 48 years. Statistically significant differences were observed in cognitive representations related to performance, to the responses of educational system and to the influences of contextual and family variables. First year students, compared to their 2nd year classmates, tend to present more myths related to the responses of the educational system and to the influence of contextual and family variables to high intellectual abilities. The discussion of the results suggests implications for future pedagogical training and practices as education professionals.
Este estudio quiere las representaciones cognitivas, en un grupo de 411 estudiantes de educación superior de tres cursos y dos universidades públicas a partir de sus respuestas a la Escala de Evaluación sobre Representaciones sobre Altas Capacidades Intelectuales. Estos participantes fueron del 1º (34%), 2º (35%), 3º (31%) años; 47% eran hombres y 53% mujeres. Las edades estaban entre 17 y 48 años. Se observaron diferencias estadísticamente significativas en las representaciones cognitivas relacionadas con el desempeño, las respuestas del sistema educativo; y con las influencias de las variables contextuales y familiar. Los estudiantes de primer grado tienden a presentar más mitos relacionados con las respuestas del sistema educativo y la influencia de las variables contextuales y familiares a las altas capacidades intelectuales en comparación con sus compañeros de segundo año. La discusión de los resultados sugiere implicaciones para la formación y las prácticas pedagógicas futuras como profesionales de la educación.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/75345
ISSN2675-2093
Versão da editorahttps://recriai.emnuvens.com.br/revista/article/view/56
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Representações cognitivas.pdf305,34 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID