Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/74983

TítuloSustentabilidade na comunicação e estratégia das empresas portuguesas
Outro(s) título(s)Sustainability in communication and strategy of portuguese companies
Autor(es)Sousa, Carolina de
Orientador(es)Eiriz, Vasco
Palavras-chaveComunicação
Estratégia
Portugal
Relatórios de sustentabilidade
Sustentabilidade
Communication
Strategy
Sustainability reports
Sustainability
Data2021
Resumo(s)A sustentabilidade é um conceito cada vez mais discutido na sociedade e nas empresas. No caso das empresas, os relatórios de sustentabilidade são uma ferramenta de comunicação e ajudam a clarificar a forma como o conceito é interpretado e aplicado na comunicação e estratégia das empresas. Desta forma, é necessário analisar de que forma as empresas usam os relatórios de sustentabilidade para identificar e comunicar as suas prioridades e ações em termos de sustentabilidade. Esta pesquisa permite que futuramente se apliquem melhorias, permitindo um real desenvolvimento sustentável para as empresas. O objetivo geral desta pesquisa é explorar a realidade empresarial portuguesa ao nível da sustentabilidade, e entender como este conceito está ou não estrategicamente integrado nas empresas estudadas. Para isso foi realizada uma análise de conteúdo dos relatórios de sustentabilidade das 10 empresas que se encontram no topo do PSI-20. Os resultados mostram que em algumas áreas os relatórios de sustentabilidade são produzidos com qualidade, nomeadamente no que diz respeito ao apoio dos altos níveis de gestão e em aspetos da gestão da cadeia de fornecedores bem como da gestão da relação com stakeholders. Mas existe espaço para melhorias noutras áreas, designadamente nas dimensões organizacionais, onde ainda é necessário aprofundar a informação relativa a indicadores transversais, direções futuras e divulgação de não conformidades. Já nas dimensões ambientais, falta implementar a garantia dada por terceiros aos relatórios de sustentabilidade, e abrir a discussão das motivações por detrás da vinculação das iniciativas de sustentabilidade a políticas públicas mais amplas.
Sustainability is a concept that is increasingly discussed in society and in companies. In companies sustainability reports are a communication tool and help to clarify how the concept is interpreted and applied in companies' communication and strategy. Thus, it is necessary to analyze how companies use sustainability reports to identify and communicate their priorities and actions in terms of sustainability. This research allows improvements to be applied in the future, allowing real sustainable development for companies. The main goal of this research is to explore the reality of portuguese businesses in terms of sustainability, and to understand how this concept is or is not strategically integrated. In order to do so a content analysis of the sustainability reports of the 10 companies that are at the top of the PSI-20 was carried out. The findings show that in some areas, sustainability reports are produced with quality, namely with regard to the support of high levels of management and aspects of supply chain management as well as the management of the relationship with stakeholders. But there is room for improvement in other areas, namely in the organizational dimensions, where it is still necessary to deepen the information on cross-cutting indicators, future directions and disclosure of non-conformances. Regarding the environmental dimensions the guarantee given by third parties to sustainability reports remains to be implemented, and the discussion of the motivations behind linking sustainability initiatives to broader public policies is still weak.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Marketing e Estratégia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/74983
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Carolina de Sousa.pdf2,51 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID