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dc.contributor.advisorEiriz, Vascopor
dc.contributor.authorSousa, Carolina depor
dc.date.accessioned2021-12-16T15:47:52Z-
dc.date.available2021-12-16T15:47:52Z-
dc.date.issued2021-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/74983-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Marketing e Estratégiapor
dc.description.abstractA sustentabilidade é um conceito cada vez mais discutido na sociedade e nas empresas. No caso das empresas, os relatórios de sustentabilidade são uma ferramenta de comunicação e ajudam a clarificar a forma como o conceito é interpretado e aplicado na comunicação e estratégia das empresas. Desta forma, é necessário analisar de que forma as empresas usam os relatórios de sustentabilidade para identificar e comunicar as suas prioridades e ações em termos de sustentabilidade. Esta pesquisa permite que futuramente se apliquem melhorias, permitindo um real desenvolvimento sustentável para as empresas. O objetivo geral desta pesquisa é explorar a realidade empresarial portuguesa ao nível da sustentabilidade, e entender como este conceito está ou não estrategicamente integrado nas empresas estudadas. Para isso foi realizada uma análise de conteúdo dos relatórios de sustentabilidade das 10 empresas que se encontram no topo do PSI-20. Os resultados mostram que em algumas áreas os relatórios de sustentabilidade são produzidos com qualidade, nomeadamente no que diz respeito ao apoio dos altos níveis de gestão e em aspetos da gestão da cadeia de fornecedores bem como da gestão da relação com stakeholders. Mas existe espaço para melhorias noutras áreas, designadamente nas dimensões organizacionais, onde ainda é necessário aprofundar a informação relativa a indicadores transversais, direções futuras e divulgação de não conformidades. Já nas dimensões ambientais, falta implementar a garantia dada por terceiros aos relatórios de sustentabilidade, e abrir a discussão das motivações por detrás da vinculação das iniciativas de sustentabilidade a políticas públicas mais amplas.por
dc.description.abstractSustainability is a concept that is increasingly discussed in society and in companies. In companies sustainability reports are a communication tool and help to clarify how the concept is interpreted and applied in companies' communication and strategy. Thus, it is necessary to analyze how companies use sustainability reports to identify and communicate their priorities and actions in terms of sustainability. This research allows improvements to be applied in the future, allowing real sustainable development for companies. The main goal of this research is to explore the reality of portuguese businesses in terms of sustainability, and to understand how this concept is or is not strategically integrated. In order to do so a content analysis of the sustainability reports of the 10 companies that are at the top of the PSI-20 was carried out. The findings show that in some areas, sustainability reports are produced with quality, namely with regard to the support of high levels of management and aspects of supply chain management as well as the management of the relationship with stakeholders. But there is room for improvement in other areas, namely in the organizational dimensions, where it is still necessary to deepen the information on cross-cutting indicators, future directions and disclosure of non-conformances. Regarding the environmental dimensions the guarantee given by third parties to sustainability reports remains to be implemented, and the discussion of the motivations behind linking sustainability initiatives to broader public policies is still weak.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectEstratégiapor
dc.subjectPortugalpor
dc.subjectRelatórios de sustentabilidadepor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectCommunicationpor
dc.subjectStrategypor
dc.subjectSustainability reportspor
dc.subjectSustainabilitypor
dc.titleSustentabilidade na comunicação e estratégia das empresas portuguesaspor
dc.title.alternativeSustainability in communication and strategy of portuguese companiespor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202752968por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiEscola de Economia e Gestãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopor
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