Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/1822/74904

TitleDificuldades na adaptação académica e intenção de abandono de estudantes do primeiro ano do Ensino Superior
Other titlesDifficulties in academic adaptation and intention to drop out of students in the first-year of Higher Education
Author(s)Casanova, Joana R.
Bernardo, Ana B.
Almeida, Leandro S.
KeywordsEnsino Superior
Adaptação académica
Sucesso académico
Abandono académico
Higher education
Academic adaptation
Academic success
Academic dropout
Issue dateDec-2021
PublisherUniversidade da Coruña
JournalRevista de Estudios e Invetigación en Psícologia y Educación
CitationCasanova, J., Bernardo, A. B., & Almeida, L. S. (2021). Dificultades de adaptación académica e intención de abandono de estudiantes de primer año de Educación Superior. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 8(2), 211-228. https://doi.org/10.17979/reipe.2021.8.2.8705
Abstract(s)O ingresso no Ensino Superior é um momento determinante na vida dos estudantes, caracterizado por inúmeras mudanças nas diferentes áreas de vida. Considerando a riqueza do contexto do Ensino Superior em termos de desafios e oportunidades que coloca aos estudantes, as primeiras semanas de frequência universitária são particularmente relevantes. Ainda que a maioria dos estudantes vivencie esta fase com entusiasmo e satisfação, alguns estudantes experienciam mais dificuldades na sua adaptação académica, o que pode contribuir para situações de insucesso académico e ponderação de abandono da formação. O presente artigo apresenta um estudo com 611 estudantes do primeiro ano do Ensino Superior de uma universidade pública do norte de Portugal, provenientes de cursos de diferentes áreas científicas. Através de uma análise de regressão hierárquica analisamos, num primeiro momento, o impacto das variáveis média acesso ao Ensino Superior, idade, sexo, situação de emprego, habilitações académicas da mãe e do pai, e, num segundo momento, o impacto das dificuldades na adaptação ao Ensino Superior, frequência do curso de primeira opção de escolha e universidade de primeira opção de escolha na intenção de abandonar de estudantes do primeiro ano do Ensino Superior. Os resultados sugerem impacto diverso das variáveis independentes, quando se considera a amostra geral de estudantes e estes agrupados por áreas científicas dos seus cursos. Com base nos resultados, sugerem-se formas de apoio institucional que permitam mitigar os riscos de insucesso e abandono dos estudantes do primeiro ano do Ensino Superior.
Higher Education is a defining moment in the lives of students, characterized by numerous changes in different areas of life. Considering the richness of the Higher Education context in terms of the challenges and opportunitiesit posesto students, the first weeks of university attendance are particularly relevant. Although most students experience this phase with enthusiasm and satisfaction, some students experience more difficulties in their academic adaptation, which can contribute to situations of academic failure and pondering about dropping out of training. This paper presents a study with 611 students from the first year of Higher Education at a public university in the north of Portugal, from courses in different scientific areas. Through a hierarchical regression analysis, we analysed, at first, the impact of the variables mean access to Higher Education, age, gender, employment status, educational qualifications of the mother and father, and, at a second moment, the impact of difficulties on adaptation to Higher Education, attendance of the first-choice course and first-choice university with the intention of dropping out of students in the first year of Higher Education. The results suggest a different impact of the independent variables, when considering the generalsample ofstudents and these grouped by scientific areas of their courses. Based on the results, forms of institutional support are suggested to mitigate the risks of failure and dropout of students in the first year of Higher Education.
TypeArticle
URIhttps://hdl.handle.net/1822/74904
DOI10.17979/reipe.2021.8.2.8705
ISSN1138-1663
e-ISSN2386-7418
Publisher versionhttps://doi.org/10.17979/reipe.2021.8.2.8705
Peer-Reviewedyes
AccessOpen access
Appears in Collections:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
8705-Artículo-28471-2-10-20211128 (4).pdf1,15 MBAdobe PDFView/Open

This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID