Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/74265

TítuloAs dimensões pedagógicas em creche e a articulação com identidades profissionais
Outro(s) título(s)Pedagogical dimensions in daycare and the articulation with professional identities
Autor(es)Fernandes, Rosa Maria Moreira
Orientador(es)Sarmento, Teresa
Palavras-chavePedagogia em creche
Práticas pedagógicas
Identidade profissional
Daycare pedagogy
Pedagogical practices
Professional identity
Data2021
Resumo(s)Nos últimos anos tem sido realizada muita investigação na área da educação e dos cuidados das crianças mais pequenas em contexto de creche, bem como na formação dos profissionais de educação de infância que desempenham as suas funções com a faixa etária dos zero aos três anos. A presente dissertação tem como pressuposto a abordagem da pedagogia em contexto de creche e a sua articulação com a construção e desenvolvimento da identidade profissional de educadoras de infância. Este é um trabalho que mobiliza saberes interdisciplinares, de diferentes áreas do saber que suportam a pedagogia em creche e as identidades profissionais correlacionadas. Pretende-se, assim, ajudar a melhorar a resposta de atendimento das necessidades das crianças muito pequenas e das suas famílias, e contribuir para o enriquecimento da formação específica de profissionais para o desempenho de funções com esta faixa etária. Para esta pesquisa foi utilizada a metodologia de investigação narrativa com o propósito de desenvolver um estudo científico com base na prática pedagógica, através de entrevistas narrativas a quatro educadoras a desempenhar as suas funções em creches distintas. Deste modo, pretendeu-se recolher o conteúdo de experiências de quem está no terreno de ação com o intuito de se obter concetualizações (crenças e teorias implícitas) e vivências mais diferenciadas, para dar resposta à questão: qual a articulação entre as diferentes dimensões da pedagogia em creche e a construção de identidades profissionais?
In recent years, much research has been conducted in the area of education and care of younger children in day care settings, as well as in the training of early childhood education professionals who perform their duties with children in the age group from zero to three years old. The present dissertation is based on the approach of pedagogy in day care contexts and its articulation with the construction and development of the professional identity of early childhood educators. This is a work that mobilizes interdisciplinary knowledge from different areas that support pedagogy in day care and the correlated professional identities. It is intended to help improve the response to the needs of very young children and their families, and to contribute to the enrichment of the specific training of professionals to work with this age group. For this research, the narrative research methodology was used with the purpose of developing a scientific study based on pedagogical practice, through narrative interviews with four educators working in different day care centers. Thus, we intended to collect the content of the experiences of those who are in the field of action with the purpose of obtaining more differentiated conceptualizations (implicit beliefs and theories) and experiences to answer the question: what is the articulation between the different dimensions of pedagogy in day care and the construction of professional identities?
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Supervisão, Pedagogia e Interculturalidade na Infância)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/74265
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação+Rosa+pdf.pdf490,38 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID