Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/74065

TítuloAvaliando a eficácia da componente online da “sala de aula invertida”: Um estudo de investigação-ação
Outro(s) título(s)Evaluating the effectiveness of the flipped classroom online component: an action research study
Autor(es)Ribeirinha, Teresa
Silva, Bento Duarte
Palavras-chaveSala de aula invertida
Aula online
Vídeo didático
Inovação educativa
Flipped classroom
Online class
Didactic video
Educational innovation
Data26-Jun-2020
EditoraPontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Pós-Graduação Educação: Currículo
RevistaE-Curriculum
CitaçãoRibeirinha, T. & Silva, B. (2020). Avaliando a eficácia da componente online da “sala de aula invertida”: Um estudo de investigação-ação. Revista e-curriculum, São Paulo, v.18, n.2, p.568-589. http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2020v18i2p568-589
Resumo(s)Neste texto apresenta-se o design, a implementação e avaliação de uma proposta educativa, concebida para a componente online da metodologia “sala de aula invertida” (SAI).Na SAI o processo de ensino aprendizagem tem início em ambiente online, normalmente com o uso de vídeos cujos conteúdos são depois debatidos e ampliados na aula presencial. A concepção e estruturação do ambiente online influencia o sucesso da SAI. Um ciclo de investigação-ação, desenvolvido em contexto escolar numa turma do ensino secundário português, permitiu recolher dados quantitativos e qualitativos para avaliar e compreender as percepções dos alunos sobre a proposta apresentada. A análise dos resultados mostra a eficácia da proposta implementada, pois permitiu que 68% dos alunos fizessem uma preparação satisfatória da componente online da SAI. Os alunos percepcionam a eficácia da proposta com base no estudo individual/aprendizagem que esta promove através dos aspectos funcionais do vídeo. Apesar da maioria dos alunos ter feito uma avaliação muito satisfatória da componente online e dos aspectos de concepção dos vídeos a “interatividade” é um aspecto a melhorar em ciclos posteriores.
This text presents the design, implementation and evaluation of an educational proposal, for the flipped classroom (FC) online component. In FC the learning process begins in online environment, usually with the use of videos, whose contents are then discussed and expanded in the classroom class. The success of the FC is influenced by the design and structuring of the online environment. An action research cycle, developed in a school context in Portuguese secondary school class, allowed the collection of quantitative and qualitative data to evaluate and understand the students' perceptions about the proposal presented. The result analysis shows the effectiveness of the proposal, as it allowed 68% of the students to make a satisfactory preparation of the FC online component. Students perceive the effectiveness of the proposal based on the individual study /learning that it promotes through the functional aspects of the video. Although online component and the design aspects of the videos have been satisfactory evaluated by the most students, "interactivity" is an aspect to be improved in later cycles.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/74065
DOI10.23925/1809-3876.2020v18i2p568-589
e-ISSN1809-3876
Versão da editorahttps://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/47997
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
AVALIANDO A EFICÁCIA DA COMPONENTE ONLINE DA SALA DE AULA INVERTIDA - UM ESTUDO DE INVESTIGAÇÃO-AÇÃO.pdf643,44 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID