Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/74055

TítuloThe flipped classroom model potential in online learning: an assessment focused on pedagogical interactions
Outro(s) título(s)O potencial do modelo flipped classroom no ensino online: uma avaliação centrada nas interações pedagógicas
El potencial del modelo aula invertida en la educación en línea: una evaluación enfocada en las interacciones pedagógicas
翻转课堂模式在在线教育中的潜力:以教学互动为重点的评估
Потенциал модели «перевернутого класса» в онлайн-образовании: оценка, сосредоточенная на педагогическом взаимодействии
Autor(es)Ribeirinha, Teresa
Silva, Bento Duarte
Palavras-chaveFlipped Classroom
Online learning
Multimodal discourse analysis
Pedagogical interactions
Ensino online
Análise multimodal do discurso
Interações
Aula invertida
Aprender en línea
Análisis del discurso multimodal
Interacciones pedagógicas
Data31-Jul-2021
EditoraUniversidad de Granada. Facultad de Ciencias de la Educación y del Deporte de Melilla
RevistaPublicaciones
CitaçãoRibeirinha, T. & Silva, B. (2021). The flipped classroom model potential in online learning: an assessment focused on pedagogical interactions. Publicaciones, 51(3), 321–345. https://doi.org/10.30827/publicaciones.v51i3.18076
Resumo(s)This work evaluates an educational proposal, based on the Flipped Classroom principles, implemented in online learning during the lockdown caused by Covid-19 pandemic. The proposal was implemented in a Portuguese secondary school class and combines asynchronous classes (ASC) with synchronous classes (SC). We collected data using quantitative and qualitative methods, to characterise the learning environment, and its influence on the students’ engagement. The integrated analysis of the data reveals that the proposal created an adequate learning environment, organised, and supported by a robust social presence of the teacher. The design of the ASC enhanced student-content interactions leading to high rates of commitment to the tasks, which ensured an efficient preparation of the ASC. The SC division into learning episodes allowed us to understand the influence of episode design on the interaction patterns developed. The dynamic and interactive approaches of SC allowed the development of subject contents initiated in ASC. Despite the design of some episodes it has allowed measurable improvements in the number of student-student interactions it has also conditioned the collaborative construction of knowledge based on research processes.
Este texto avalia uma proposta educativa, alicerçada nos princípios da Flipped Classroom, implementada no ensino online, durante o confinamento causado pela Covid-19. A proposta foi implementada numa turma do ensino secundário português e conjuga aulas assíncronas (ASS) com síncronas (AS). Para caracterizar o ambiente de aprendizagem criado pela proposta e compreender a sua influência na participação e envolvimentos dos alunos usaram-se métodos mistos, tendo sido recolhidos dados quantitativos e qualitativos. A análise integrada dos dados revela que a proposta criou um ambiente de aprendizagem adequado, organizado e suportado por uma robusta presença social do professor. O design das ASS potenciou as interações aluno-conteúdo conduzindo a altas taxas de compromisso com as tarefas, o que assegurou uma preparação eficiente da ASS. A divisão das AS em episódios de aprendizagem permitiu compreender a influência do design dos episódios nos padrões de interação desenvolvidos. As abordagens dinâmicas e interativas das AS permitiram desenvolver os conteúdos iniciados nas ASS. Apesar do design de alguns episódios ter permitido alavancar o número de interações aluno-aluno, também condicionou a construção colaborativa de conhecimentos baseada em processos de investigação e pesquisa
Este texto evalúa una propuesta educativa, basada en los principios del Flipped Classroom, implementados en la educación en línea, durante el encierro provocado por Covid-19. La propuesta se implementó en una clase de secundaria portuguesa y combina clases asincrónicas (ASS) con clases sincrónicas (AS). Para caracterizar el ambiente de aprendizaje creado por la propuesta y comprender su influencia en la participación e implicación de los estudiantes, se utilizaron métodos mixtos, recogiéndose datos cuantitativos y cualitativos. El análisis integrado de los datos revela que la propuesta creó un ambiente de aprendizaje adecuado, organizado y apoyado por una fuerte presencia social del docente. El diseño de la SSA mejoró las interacciones entre los estudiantes y el contenido, lo que condujo a altas tasas de compromiso con las tareas, lo que aseguró una preparación eficiente de la SSA. La división de EA en episodios de aprendizaje nos permitió comprender la influencia del diseño de episodios en los patrones de interacción desarrollados. Los enfoques dinámicos e interactivos de la SA permitieron el desarrollo de contenidos iniciados en la SA. Si bien el diseño de algunos episodios permitió apalancar el número de interacciones alumno-alumno, también condicionó la construcción colaborativa de conocimiento a partir de la investigación y los procesos de investigación.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/74055
DOI10.30827/publicaciones.v51i3.18076
ISSN1577-4147
e-ISSN2530-9269
Versão da editorahttps://revistaseug.ugr.es/index.php/publicaciones/article/view/18076
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
The flipped classroom model potential learning - an assessment focused on pedagogical interactions.pdf836,79 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID