Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/74009
Título: | Máquinas de administrar a educação: dominação digital e burocracia aumentada |
Outro(s) título(s): | Education management machines: digital domination and augmented bureaucracy Máquinas para administrar la educación: dominación digital y burocracia aumentada |
Autor(es): | Lima, Licínio C. |
Palavras-chave: | Máquinas de administrar a educação Dominação digital Burocracia aumentada Desumanização da educação Education management machines Digital domination Augmented bureaucracy Dehumanization of education Máquinas para administrar la educación Dominación digital Burocracia aumentada Deshumanización de la educación |
Data: | Ago-2021 |
Editora: | Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES) |
Revista: | Educação & Sociedade |
Citação: | Lima, L. C. (2021). Máquinas de administrar a educação: dominação digital e burocracia aumentada. Educação & Sociedade, 42, 1-16 https://doi.org/10.1590/ES.249276 |
Resumo(s): | O artigo critica as promessas gerencialistas de desburocratização da
educação, admitindo, pelo contrário, a relevância da autoridade racional-legal e
a sua possível transmutação em autoridade racional-informacional, servida pelas
tecnologias da informação e respetivos instrumentos de controlo e vigilância de
tipo digital. Ou seja, chama-se a atenção para a necessidade de estudar as novas
formas de dominação digital das organizações e da administração da educação,
que podem configurar uma burocracia aumentada, ou hiperburocracia. As novas
máquinas de administrar a educação tendem a produzir uma educação tanto mais
irracional em termos substantivos quanto mais racional em termos formais, de que
podem resultar educação e processos de escolarização desumanizados. The article criticizes the managerial promises of reducing the bureaucratization of education, admitting, on the contrary, the relevance of rational-legal authority and its possible transmutation into rational-informational authority, served by information technologies, and their respective instruments of control and of digital surveillance. Attention is drawn to the need to study the new forms of digital domination of organizations and the administration of education, which may constitute an augmented bureaucracy, or hyperbureaucracy. The new education management machines tend to produce education that is both more irrational in substantive terms and more rational in formal terms, which can result in dehumanized education and schooling processes. El artículo critica las promesas gerenciales de reducir la burocratización de la educación, admitiendo, por el contrario, la relevancia de la autoridad racionallegal y su posible transmutación en autoridad racional-informacional, atendida por las tecnologías de la información y sus instrumentos de control y vigilancia digital. Se llama la atención sobre la necesidad de estudiar las formas de dominación digital de las organizaciones y la administración de la educación, que pueden constituir una burocracia aumentada, o hiperburocracia. Las nuevas máquinas para administrar la educación tienden a producir una educación más irracional en términos sustantivos y más racional en términos formales, lo que puede resultar en procesos educativos y de escolarización deshumanizados. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/74009 |
DOI: | 10.1590/ES.249276 |
ISSN: | 0101-7330 |
e-ISSN: | 1678-4626 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Máquinas de administrar a educação.pdf | 179,62 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons