Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/73769

TítuloO hibridismo como estratégia de influência entre uma youtuber portuguesa e o seu público jovem
Outro(s) título(s)Hybridism as a strategy of influence between a Portuguese youtuber and her young audience
El hibridismo como estrategia de influencia entre una youtuber portuguesa y su público joven
Autor(es)Carvalho, Bárbara Janiques
Pereira, Sara
Marôpo, Lídia
Palavras-chaveMarketing de influência
Influenciadores digitais
Self-branding
Youtube
Jovem
Influencer marketing
Digital influencers
Self-branding
Youtube
Teen
Marketing de influencia
Influenciadores digitales
Joven
Data2020
EditoraEdições Minerva
RevistaMedia & Jornalismo
CitaçãoCarvalho, B. J., Pereira, S., & Marôpo, L. (2020). O hibridismo como estratégia de influência entre uma youtuber portuguesa e o seu público jovem. Media & Jornalismo, 20(36), 41-54. https://doi.org/10.14195/2183-5462_36_2
Resumo(s)Este estudo tem como objetivo identificar de que forma a jovem e popular youtuber portuguesa Sofia Barbosa concilia conteúdos de natureza pessoal e comercial, percebendo se o hibridismo entre estas duas categorias emerge como estratégia central do marketing de influência no canal. Tendo por base metodológica a netnografia e a análise de conteúdo, a pesquisa centra-se na análise de 13 vídeos publicados entre janeiro e outubro/2018. Os dados revelam que a youtuber promove uma relação de intimidade e proximidade encenadas com o público adolescente que a segue, utilizando estratégias de hibridização que contribuem para ‘apagar’ os limites entre a narrativa autoral e discurso publicitário.
This study aims to identify how the young and successful Portuguese youtuber Sofia Barbosa reconciles personal and commercial content, realizing the hybridism between these two categories that emerge as a central strategy for influencing marketing in the channel. Based on netnography and content analysis, the research focuses on the analysis of 13 videos published between January and October / 2018. The data revealed that the youtuber promotes a staged relationship of intimacy and closeness with her adolescent followers, using the tools of hybridizations that contri bute to “erase” the boundaries between authorial narrative and advertising discourse.
Este estudio tiene como objetivo identificar cómo la joven y exitosa youtuber portuguesa Sofía Barbosa combina contenido de naturaleza personal y comercial, dándose cuenta si el hibridismo entre estas dos categorías emerge como una estrategia central de marketing influyente en el canal. Basado en netnografía y análisis de contenido, la investigación se centra en el análisis de 13 videos publicados entre enero y octubre / 2018. Los datos revelan que la youtuber promueve una relación de intimidad y cercanía escenificada con la audiencia adolescente que la sigue, utilizando las estrategias de hibridación que contribuyen a “borrar” los límites entre la narrativa del autor y el discurso publicitario.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/73769
DOI10.14195/2183-5462_36_2
ISSN1645-5681
e-ISSN2183-5462
Versão da editorahttps://impactum-journals.uc.pt/mj/article/view/2183-5462_36_2
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals
DCC - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals


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