Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/73769

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarvalho, Bárbara Janiquespor
dc.contributor.authorPereira, Sarapor
dc.contributor.authorMarôpo, Lídiapor
dc.date.accessioned2021-07-30T14:09:02Z-
dc.date.available2021-07-30T14:09:02Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationCarvalho, B. J., Pereira, S., & Marôpo, L. (2020). O hibridismo como estratégia de influência entre uma youtuber portuguesa e o seu público jovem. Media & Jornalismo, 20(36), 41-54. https://doi.org/10.14195/2183-5462_36_2por
dc.identifier.issn1645-5681por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/73769-
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo identificar de que forma a jovem e popular youtuber portuguesa Sofia Barbosa concilia conteúdos de natureza pessoal e comercial, percebendo se o hibridismo entre estas duas categorias emerge como estratégia central do marketing de influência no canal. Tendo por base metodológica a netnografia e a análise de conteúdo, a pesquisa centra-se na análise de 13 vídeos publicados entre janeiro e outubro/2018. Os dados revelam que a youtuber promove uma relação de intimidade e proximidade encenadas com o público adolescente que a segue, utilizando estratégias de hibridização que contribuem para ‘apagar’ os limites entre a narrativa autoral e discurso publicitário.por
dc.description.abstractThis study aims to identify how the young and successful Portuguese youtuber Sofia Barbosa reconciles personal and commercial content, realizing the hybridism between these two categories that emerge as a central strategy for influencing marketing in the channel. Based on netnography and content analysis, the research focuses on the analysis of 13 videos published between January and October / 2018. The data revealed that the youtuber promotes a staged relationship of intimacy and closeness with her adolescent followers, using the tools of hybridizations that contri bute to “erase” the boundaries between authorial narrative and advertising discourse.por
dc.description.abstractEste estudio tiene como objetivo identificar cómo la joven y exitosa youtuber portuguesa Sofía Barbosa combina contenido de naturaleza personal y comercial, dándose cuenta si el hibridismo entre estas dos categorías emerge como una estrategia central de marketing influyente en el canal. Basado en netnografía y análisis de contenido, la investigación se centra en el análisis de 13 videos publicados entre enero y octubre / 2018. Los datos revelan que la youtuber promueve una relación de intimidad y cercanía escenificada con la audiencia adolescente que la sigue, utilizando las estrategias de hibridación que contribuyen a “borrar” los límites entre la narrativa del autor y el discurso publicitario.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEdições Minervapor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00736%2F2020/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectMarketing de influênciapor
dc.subjectInfluenciadores digitaispor
dc.subjectSelf-brandingpor
dc.subjectYoutubepor
dc.subjectJovempor
dc.subjectInfluencer marketingpor
dc.subjectDigital influencerspor
dc.subjectSelf-brandingpor
dc.subjectYoutubepor
dc.subjectTeenpor
dc.subjectMarketing de influenciapor
dc.subjectInfluenciadores digitalespor
dc.subjectJovenpor
dc.titleO hibridismo como estratégia de influência entre uma youtuber portuguesa e o seu público jovempor
dc.title.alternativeHybridism as a strategy of influence between a Portuguese youtuber and her young audienceeng
dc.title.alternativeEl hibridismo como estrategia de influencia entre una youtuber portuguesa y su público jovenspa
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://impactum-journals.uc.pt/mj/article/view/2183-5462_36_2por
oaire.citationStartPage41por
oaire.citationEndPage54por
oaire.citationIssue36por
oaire.citationVolume20por
dc.identifier.eissn2183-5462por
dc.identifier.doi10.14195/2183-5462_36_2por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
sdum.journalMedia & Jornalismopor
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals
DCC - Artigos em revistas nacionais / Articles in national journals


Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID