Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/73723
Título: | Memória cultural e o espaço (re)imaginado em Hóspedes da Noite, de Licínio Azevedo |
Autor(es): | Vieira, Tiago Macedo, Isabel Moreira |
Palavras-chave: | Cinema Memória cultural Espaço Moçambique Cultural memory Space Mozambique |
Data: | 2020 |
Editora: | SOCINE |
Revista: | Rebeca: Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual |
Citação: | Vieira, T., & Macedo, I. (2020). Memória cultural e o espaço (re)imaginado em Hóspedes da Noite, de Licínio Azevedo. Rebeca – Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, 9(1), 38-56. http://doi.org/10.22475/rebeca.v9n1.615 |
Resumo(s): | O cinema desempenha um papel ativo na formação da nossa compreensão do passado e na definição
da agenda para futuros atos de lembrança no seio da sociedade, dado que constitui um meio de memória
cultural e visual sobre os países e os espaços e períodos representados. O Grande Hotel da Beira,
símbolo de luxo no período colonial, é-nos apresentado, em Hóspedes da noite, por dois ex-funcionários
que relembram a sua grandiosidade, enquanto em simultâneo ouvimos os testemunhos dos novos donos
que ocupam este espaço, e que reacendem a memória das deslocações forçadas e dos impactos da
Guerra Civil em Moçambique. As memórias do período colonial, mesmo não sendo evocadas (não há
qualquer referência ao período colonial), assomam na imagem como a emanação fantasmagórica que
inscreve o então presente e eiva o futuro - e, neste sentido, revela-se fundamental para os autores uma
proposta de reflexão sobre as disputas humanas pela sobrevivência. Cinema plays an active role in shaping our understanding of the past and setting the agenda for future acts of remembrance within society. Films are means of cultural and visual memory about the countries and the spaces and periods represented. Grande Hotel da Beira, a symbol of luxury in the colonial period, is presented to us at Hóspedes da noite by two former staff members who recall its opulence. Simultaneously, the testimonies of the new owners occupying this space rekindle the memory of forced displacement and the impacts of the Civil War in Mozambique. Memories of the colonial period, even when they are not evoked (there is no reference to the colonial period), loom in the image as the phantasmagorical emanation that inscribes the present and affects the future, making the theme of survival the authors' central concern. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/73723 |
DOI: | 10.22475/rebeca.v9n1.615 |
ISSN: | 2316-9230 |
Versão da editora: | https://rebeca.socine.org.br/1/article/view/615 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CECS - Artigos em revistas internacionais / Articles in international journals |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
615-1828-1-PB.pdf | 250,03 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |