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TítuloMemória cultural e o espaço (re)imaginado em Hóspedes da Noite, de Licínio Azevedo
Autor(es)Vieira, Tiago
Macedo, Isabel Moreira
Palavras-chaveCinema
Memória cultural
Espaço
Moçambique
Cultural memory
Space
Mozambique
Data2020
EditoraSOCINE
RevistaRebeca: Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual
CitaçãoVieira, T., & Macedo, I. (2020). Memória cultural e o espaço (re)imaginado em Hóspedes da Noite, de Licínio Azevedo. Rebeca – Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, 9(1), 38-56. http://doi.org/10.22475/rebeca.v9n1.615
Resumo(s)O cinema desempenha um papel ativo na formação da nossa compreensão do passado e na definição da agenda para futuros atos de lembrança no seio da sociedade, dado que constitui um meio de memória cultural e visual sobre os países e os espaços e períodos representados. O Grande Hotel da Beira, símbolo de luxo no período colonial, é-nos apresentado, em Hóspedes da noite, por dois ex-funcionários que relembram a sua grandiosidade, enquanto em simultâneo ouvimos os testemunhos dos novos donos que ocupam este espaço, e que reacendem a memória das deslocações forçadas e dos impactos da Guerra Civil em Moçambique. As memórias do período colonial, mesmo não sendo evocadas (não há qualquer referência ao período colonial), assomam na imagem como a emanação fantasmagórica que inscreve o então presente e eiva o futuro - e, neste sentido, revela-se fundamental para os autores uma proposta de reflexão sobre as disputas humanas pela sobrevivência.
Cinema plays an active role in shaping our understanding of the past and setting the agenda for future acts of remembrance within society. Films are means of cultural and visual memory about the countries and the spaces and periods represented. Grande Hotel da Beira, a symbol of luxury in the colonial period, is presented to us at Hóspedes da noite by two former staff members who recall its opulence. Simultaneously, the testimonies of the new owners occupying this space rekindle the memory of forced displacement and the impacts of the Civil War in Mozambique. Memories of the colonial period, even when they are not evoked (there is no reference to the colonial period), loom in the image as the phantasmagorical emanation that inscribes the present and affects the future, making the theme of survival the authors' central concern.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/73723
DOI10.22475/rebeca.v9n1.615
ISSN2316-9230
Versão da editorahttps://rebeca.socine.org.br/1/article/view/615
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CECS - Artigos em revistas internacionais / Articles in international journals

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