Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/73475

TítuloPerder imagens do passado? Nem a feijões!: Exposição de quadros parietais no âmbito de 2016-Ano Internacional das Leguminosas
Outro(s) título(s)Learning with images from the past: Exhibition of parietal canvas in 2016-International Year of Pulses
Autor(es)Gomes, Ana Rita Coelho
Nogueira, Paula Ramos
Nobre, Alexandra
Palavras-chaveHistória da Ciência
Ensino das Ciências
Recursos Didáticos
Ano Internacional das Leguminosas
Quadros Parietais
Leguminosas
Sustentabilidade
Parietal Charts
Didactic Resources
International Year of Pulses
Science Teaching
DataAbr-2021
EditoraImprensa da Universidade de Coimbra
CitaçãoGomes, A, Nogueira PR, Nobre A, “Perder imagens do passado? Nem a feijões! Exposição de quadros parietais no âmbito de 2016 - Ano Internacional das Leguminosas” in Santos, A.L.; Rola, A.; Morais, C.; Vasconcelos, C.; Gomes, E.; Rodrigues, I.; Azevedo, J. & Rodrigues, S. (Coords.) (2020). História da Ciência no Ensino. Revisitando Abordagens, Inovando Saberes, Imprensa da Universidade de Coimbra.
Resumo(s)O ensino em geral, e o das Ciências em particular, recorre a múltiplas formas de expor e transmitir conhecimento e, neste processo, a imagem tem desde sempre um papel preponderante. Foi partindo deste pressuposto – a importância da imagem para o processo de ensino-aprendizagem ao longo do tempo – que se pensou a presente exposição. Nela se apresentaram quadros parietais e imagens de outra tipologia, veiculadoras de conhecimento científico no âmbito das ciências naturais, e que foram usadas em Portugal, essencialmente durante o século XX. Pretendeu-se que a exposição cujo tema central é as leguminosas, e que teve lugar em 2016 – Ano Internacional das Leguminosas, fosse apelativa, quer para o público escolar, quer para o público em geral, e permitisse fortalecer relações entre a ciência e a sociedade, promovendo a literacia e a cultura científicas. R Abstract: The teaching methods, especially those concerning to natural sciences, should take advantage of several strategies, from demonstrations to hands-on approaches and, in these processes, the image has a central role. It was with this premise – the importance of the image for the teaching and learning processes through time – that the present exhibition was planned. Therefore, parietal charts and other images used in Portugal, mainly during the 20th century in the scope of natural sciences teaching, were chosen and presented. As 2016 was decreed by United Nations Organization as the International Year of Pulses, the exhibition seemed a good opportunity to celebrate this theme and to strengthen of the relation between science and society.
The teaching methods, especially those concerning to natural sciences, should take advantage of several strategies, from demonstrations to hands-on approaches and, in these processes, the image has a central role. It was with this premise – the importance of the image for the teaching and learning processes through time – that the present exhibition was planned. Therefore, parietal charts and other images used in Portugal, mainly during the 20th century in the scope of natural sciences teaching, were chosen and presented. As 2016 was decreed by United Nations Organization as the International Year of Pulses, the exhibition seemed a good opportunity to celebrate this theme and to strengthen of the relation between science and society
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/73475
ISBN978-989-26-1311-6
e-ISBN978-989-26-1312-3
Versão da editorahttp://monographs.uc.pt/iuc/catalog/book/209
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:DBio - Livros e Capítulos de Livros/Books and Books Chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Pag 121_142 Gomes et al.pdf3,6 MBAdobe PDFVer/Abrir
História da Ciência no Ensino.pdf38,03 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID