Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/73475

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGomes, Ana Rita Coelhopor
dc.contributor.authorNogueira, Paula Ramospor
dc.contributor.authorNobre, Alexandrapor
dc.date.accessioned2021-06-28T16:51:15Z-
dc.date.available2021-06-28T16:51:15Z-
dc.date.issued2021-04-
dc.identifier.citationGomes, A, Nogueira PR, Nobre A, “Perder imagens do passado? Nem a feijões! Exposição de quadros parietais no âmbito de 2016 - Ano Internacional das Leguminosas” in Santos, A.L.; Rola, A.; Morais, C.; Vasconcelos, C.; Gomes, E.; Rodrigues, I.; Azevedo, J. & Rodrigues, S. (Coords.) (2020). História da Ciência no Ensino. Revisitando Abordagens, Inovando Saberes, Imprensa da Universidade de Coimbra.por
dc.identifier.isbn978-989-26-1311-6por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/73475-
dc.description.abstractO ensino em geral, e o das Ciências em particular, recorre a múltiplas formas de expor e transmitir conhecimento e, neste processo, a imagem tem desde sempre um papel preponderante. Foi partindo deste pressuposto – a importância da imagem para o processo de ensino-aprendizagem ao longo do tempo – que se pensou a presente exposição. Nela se apresentaram quadros parietais e imagens de outra tipologia, veiculadoras de conhecimento científico no âmbito das ciências naturais, e que foram usadas em Portugal, essencialmente durante o século XX. Pretendeu-se que a exposição cujo tema central é as leguminosas, e que teve lugar em 2016 – Ano Internacional das Leguminosas, fosse apelativa, quer para o público escolar, quer para o público em geral, e permitisse fortalecer relações entre a ciência e a sociedade, promovendo a literacia e a cultura científicas. R Abstract: The teaching methods, especially those concerning to natural sciences, should take advantage of several strategies, from demonstrations to hands-on approaches and, in these processes, the image has a central role. It was with this premise – the importance of the image for the teaching and learning processes through time – that the present exhibition was planned. Therefore, parietal charts and other images used in Portugal, mainly during the 20th century in the scope of natural sciences teaching, were chosen and presented. As 2016 was decreed by United Nations Organization as the International Year of Pulses, the exhibition seemed a good opportunity to celebrate this theme and to strengthen of the relation between science and society.por
dc.description.abstractThe teaching methods, especially those concerning to natural sciences, should take advantage of several strategies, from demonstrations to hands-on approaches and, in these processes, the image has a central role. It was with this premise – the importance of the image for the teaching and learning processes through time – that the present exhibition was planned. Therefore, parietal charts and other images used in Portugal, mainly during the 20th century in the scope of natural sciences teaching, were chosen and presented. As 2016 was decreed by United Nations Organization as the International Year of Pulses, the exhibition seemed a good opportunity to celebrate this theme and to strengthen of the relation between science and societypor
dc.language.isoporpor
dc.publisherImprensa da Universidade de Coimbrapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectHistória da Ciênciapor
dc.subjectEnsino das Ciênciaspor
dc.subjectRecursos Didáticospor
dc.subjectAno Internacional das Leguminosaspor
dc.subjectQuadros Parietaispor
dc.subjectLeguminosaspor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectParietal Chartspor
dc.subjectDidactic Resourcespor
dc.subjectInternational Year of Pulsespor
dc.subjectScience Teachingpor
dc.titlePerder imagens do passado? Nem a feijões!: Exposição de quadros parietais no âmbito de 2016-Ano Internacional das Leguminosaspor
dc.title.alternativeLearning with images from the past: Exhibition of parietal canvas in 2016-International Year of Pulsespor
dc.typebookPartpor
dc.relation.publisherversionhttp://monographs.uc.pt/iuc/catalog/book/209por
oaire.citationStartPage121por
oaire.citationEndPage142por
dc.identifier.eisbn978-989-26-1312-3por
dc.subject.fosCiências Naturais::Ciências Biológicaspor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
dc.subject.fosHumanidades::História e Arqueologiapor
sdum.bookTitleHistória da Ciência no Ensino: Revisitando Abordagens, Inovando Saberespor
oaire.versionVoRpor
dc.subject.odsErradicar a fomepor
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
dc.subject.odsProdução e consumo sustentáveispor
dc.subject.odsAção climáticapor
dc.subject.odsProteger a vida terrestrepor
Aparece nas coleções:DBio - Livros e Capítulos de Livros/Books and Books Chapters

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Pag 121_142 Gomes et al.pdf3,6 MBAdobe PDFVer/Abrir
História da Ciência no Ensino.pdf38,03 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID