Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/73294

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAguiar, Maria Cristinapor
dc.contributor.authorVieira, Maria Helenapor
dc.date.accessioned2021-06-08T13:10:20Z-
dc.date.available2021-06-08T13:10:20Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationAguiar, Maria Cristina e Maria Helena Vieira. 2018. “O movimento do Canto Coral no sistema educativo português da Primeira República ao Estado Novo”. Cuadernos de Música, Artes Visuales y Artes Escénicas 13 (2): 189-204.por
dc.identifier.issn1794-6670-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/73294-
dc.description.abstractNeste artigo é feita uma abordagem ao despontar do movimento do Canto Coral no sistema de ensino português, do alvor da Primeira República ao enraizar do Estado Novo. Centrando toda a reflexão ao nível da prática vocal/coral, e salientando a tensão existente entre o carácter progressista das artes e o cariz conservador do Estado Novo, são ainda apresentadas as circunstâncias históricas e sociais que antecederam o ensino à distância. Refere-se o papel da Rádio Escolar e da Telescola na divulgação do ensino da música e da prática vocal. Esta reflexão resulta da realização de um estudo de caso múltiplo centrado no paradigma qualitativo que incidiu na análise da forma como se tem vindo a realizar o ensino de canto em Portugal no 1º ciclo do ensino básico, genérico e especializado, e que permitiu inferir que o ensino de canto não está ainda generalizado em nenhuma destas vertentes de ensino.por
dc.description.abstractEn este artículo se realiza una aproximación al movimiento del Canto Coral en el sistema educativo portugués de la 1ª Repú blica al Estado Novo. Centrándose la reflexión en el ámbito de la práctica vocal/coral, y destacando la tensión entre el carácter progresivo de las artes y la naturaleza conservadora del Estado Novo, también presenta las circunstancias históricas y sociales que antecederán la enseñanza a distancia. Se refiere el papel del Radio Escolar y Telescola en la difusión de la enseñanza de la música y la práctica vocal. Esta reflexión resulta de la realización de un estudio de casos múltiples centrado en el paradigma cualitativo y enfocado en el análisis de cómo se ha llevado a cabo la enseñanza de canto en Portugal en el 1er ciclo de la educación básica, general y especializada, y que nos permitió inferir que la enseñanza de canto aún no se ha generalizado en cualquiera de estos aspectos educativos.por
dc.description.abstractThis article focuses on the beginning and development of the movement of Canto Coral in the Portuguese system of education, from the emergence of the First Republic to the period of dictatorship known as Estado Novo (“New State”). The study describes vocal and choral practice during that period and reveals the tension that was occurring between progressive nature of the arts and the New State’s inflexibility and conservatism. The historical and social circumstances that preceded distance learning in music are also described. The results pre sented emerged from a qualitative multiple case study that analysed the evolution of voice teaching in Portugal in the 1st cycle (children between the ages of 6 and 9) of generalist and specialized schools. Ultimately, the study allowed the inference that voice teaching is not yet today a reality in neither the generalist nor the specialized branch of music education, although singing activities have been quite frequent.por
dc.description.sponsorshipApoio financeiro do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho; UI 317 da FCT, Portugal) através do Projeto Estratégico UID/CED/00317/2013, financiado através dos Fundos Nacionais da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.language.isoporpor
dc.publisherPontificia Universidad Javerianapor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147313/PTpor
dc.relationPOCI-01-0145-FEDER-007562por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectCanto Coralpor
dc.subjectEnsino à distânciapor
dc.subjectRádio escolarpor
dc.subjectEnsino de cantopor
dc.subjectReformas educativaspor
dc.subjectSistema educativopor
dc.subjectVoice teachingpor
dc.subjectChoral singingpor
dc.subjectSchool radiopor
dc.subjectChoral pedagogypor
dc.subjectEnseñanza de cantopor
dc.subjectEnseñanza a distanciapor
dc.subjecteducational systempor
dc.subjecteducational reformspor
dc.subjectdistance learningpor
dc.titleO movimento do Canto Coral no sistema educativo português da Primeira República ao Estado Novopor
dc.title.alternativeEl movimiento del canto coral en el sistema educativo português de la primera república al estado nuevopor
dc.title.alternativeThe canto coral movement in the Portuguese education system from the first republic to the new statepor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.javeriana.edu.co/files-articulos/MAVAE/13-2%20(2018-II)/297055959010/por
oaire.citationStartPage189por
oaire.citationEndPage204por
oaire.citationIssue2por
oaire.citationConferencePlaceBogotá, Colômbiapor
oaire.citationVolume13por
dc.identifier.doi10.11144/javeriana.mavae13-2.omdcpor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.subject.wosArts & Humanitiespor
sdum.journalCuadernos de Música, Artes Visuales y Artes Escénicaspor
oaire.versionVoRpor
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Aguiar, M. C. e Vieira, M. H._2018_O Movimento do Canto Coral.pdf128,11 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID