Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/72605
Título: | Percursos metodológicos digitais aplicados na educação literária |
Autor(es): | Ribeiro, Ana Luísa da Mota Antunes Iriarte, Ana Martins Dias, Inês de Jesus Amorim Mendes, Fátima Cabo Gonçalves, Nancy Amaral |
Palavras-chave: | Educação literária 3.º ciclo do ensino básico Interface digital Pré-leitura Literary education Lower secondary Digital interface Pre-reading |
Data: | 30-Jun-2020 |
Editora: | UMinho Editora |
Revista: | H2D: Revista Humanidades Digitais |
Citação: | Ribeiro, A. L., Iriarte, A. M., Dias, I. A., Mendes, F. C., & Gonçalves, N. A. (2020). Percursos metodológicos digitais aplicados na educação literária. H2D|Revista De Humanidades Digitais, 2(1). https://doi.org/10.21814/h2d.2546 |
Resumo(s): | De forma a melhorar e a ajudar os alunos do 3.º ciclo do ensino básico na interpretação dos textos literários no Novo Programa e Metas Curriculares do Português, no domínio da Educação Literária, foi desenvolvida uma interface digital, constituída por dois percursos metodológicos digitais que auxiliam a análise de textos no período de pré-leitura. O primeiro percurso foca-se na escolha do livro opcional de leitura por parte do aluno, por um método de atividades de ligação, centrado na leitura e na conotação sentimental das sinopses e títulos das obras. O segundo percurso foca-se em ajudar na realização de uma atividade de análise de um excerto e consequente título, mediante a criação de nuvens de palavras. Esta interface digital ajuda os alunos na preparação do exame nacional do 9.º ano, como também na interpretação das obras e no incentivo à leitura através de um processo diversificado. In order to improve and help lower secondary students in the interpretation of literary texts according to the New Program and Curricular Goals of Portuguese, in the field of Literary Education, a digital interface was developed, consisting of two digital methodological paths to assist text analysis in the pre-reading period. The first path focuses on the student's choice of a book, using a method of linking exercises, centered on reading and sentimental connotation of the synopses and titles of the literary works. The second path focuses on carrying out an exercise to analyze an excerpt and consequent title, through the creation of word clouds. This digital interface helps students to prepare for the 9th grade national exam, as well as to interpret books, encouraging reading through a diversified process. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/72605 |
DOI: | 10.21814/h2d.2546 |
e-ISSN: | 2184-562X |
Versão da editora: | https://doi.org/10.21814/h2d.2546 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | UMinho Editora - Artigos |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Percursos metodológicos digitais.html | 39,78 kB | HTML | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons