Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/72605

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRibeiro, Ana Luísa da Mota Antunespor
dc.contributor.authorIriarte, Ana Martinspor
dc.contributor.authorDias, Inês de Jesus Amorimpor
dc.contributor.authorMendes, Fátima Cabopor
dc.contributor.authorGonçalves, Nancy Amaralpor
dc.date.accessioned2021-05-12T08:15:36Z-
dc.date.available2021-05-12T08:15:36Z-
dc.date.issued2020-06-30-
dc.identifier.citationRibeiro, A. L., Iriarte, A. M., Dias, I. A., Mendes, F. C., & Gonçalves, N. A. (2020). Percursos metodológicos digitais aplicados na educação literária. H2D|Revista De Humanidades Digitais, 2(1). https://doi.org/10.21814/h2d.2546por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/72605-
dc.description.abstractDe forma a melhorar e a ajudar os alunos do 3.º ciclo do ensino básico na interpretação dos textos literários no Novo Programa e Metas Curriculares do Português, no domínio da Educação Literária, foi desenvolvida uma interface digital, constituída por dois percursos metodológicos digitais que auxiliam a análise de textos no período de pré-leitura. O primeiro percurso foca-se na escolha do livro opcional de leitura por parte do aluno, por um método de atividades de ligação, centrado na leitura e na conotação sentimental das sinopses e títulos das obras. O segundo percurso foca-se em ajudar na realização de uma atividade de análise de um excerto e consequente título, mediante a criação de nuvens de palavras. Esta interface digital ajuda os alunos na preparação do exame nacional do 9.º ano, como também na interpretação das obras e no incentivo à leitura através de um processo diversificado.por
dc.description.abstractIn order to improve and help lower secondary students in the interpretation of literary texts according to the New Program and Curricular Goals of Portuguese, in the field of Literary Education, a digital interface was developed, consisting of two digital methodological paths to assist text analysis in the pre-reading period. The first path focuses on the student's choice of a book, using a method of linking exercises, centered on reading and sentimental connotation of the synopses and titles of the literary works. The second path focuses on carrying out an exercise to analyze an excerpt and consequent title, through the creation of word clouds. This digital interface helps students to prepare for the 9th grade national exam, as well as to interpret books, encouraging reading through a diversified process.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUMinho Editorapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectEducação literáriapor
dc.subject3.º ciclo do ensino básicopor
dc.subjectInterface digitalpor
dc.subjectPré-leiturapor
dc.subjectLiterary educationpor
dc.subjectLower secondarypor
dc.subjectDigital interfacepor
dc.subjectPre-readingpor
dc.titlePercursos metodológicos digitais aplicados na educação literáriapor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://doi.org/10.21814/h2d.2546por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationVolume2por
dc.identifier.eissn2184-562X-
dc.identifier.doi10.21814/h2d.2546por
dc.subject.fosHumanidades::Outras Humanidadespor
sdum.journalH2D: Revista Humanidades Digitaispor
oaire.versionVoRpor
Aparece nas coleções:UMinho Editora - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Percursos metodológicos digitais.html39,78 kBHTMLVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID