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TítuloEscala de Satisfação com a Vida: Evidências de validade e precisão junto de universitários portugueses
Outro(s) título(s)Satisfaction with Life Scale: Evidences of validity and reliability among Portuguese college students
Autor(es)Reppold, Caroline
Kaiser, Vanessa
Zanon, Cristian
Hutz, Claudio
Casanova, Joana R.
Almeida, Leandro S.
Palavras-chaveSatisfacción con la vida
Bienestar psicológico
Enseñanza superior
Evaluación psicológica
Satisfação com a vida
Bem-estar psicológico
Ensino superior
Avaliação psicológica
higher education
psychological evaluation
psychological well-being
satisfaction with life
Data2019
EditoraUniversidade da Coruña
RevistaRevista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación
CitaçãoReppold, C., Kaiser, V., Zanon, C., Hutz, C., Casanova, J. R., & Almeida, L. S. (2019). Escala de Satisfação com a Vida: Evidências de validade e precisão junto de universitários portugueses. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, 6(1), 15–23. https://doi.org/10.17979/reipe.2019.6.1.4617
Resumo(s)Este artigo apresenta novos dados sobre a precisão e validade dos resultados na Escala de Satisfação com a Vida (SWLS) junto de estudantes universitários. Uma amostra de 545 estudantes provenientes de uma universidade pública portuguesa foi considerada. A unidimensionalidade da escala foi confirmada, apresentando todos os itens cargas fatoriais superiores a .60, ainda que a sua invarância em função do género dos estudantes não se tenha confirmado, desaconselhando comparações de resultados entre homens e mulheres. As correlações moderadas em sentido positivo e negativo com os afetos positivos e negativos avaliados através da Escala de Afetos Positivos e Negativos (PANAS) traduzem evidências de validade de critério. A consistência interna dos resultados nos cindo itens da ESV situou-se em .77, sendo considerada adequada até pelo número reduzido de itens.
This paper presents new data on the reliability and validity of results in the Satisfaction With Life Scale (SWLS) among university students. A sample of 545 students from a Portuguese public university was considered. The unidimensionality of the scale was confirmed, with all factor loadings higher than .60, although their invariance according to the gender of the students was not confirmed, and it was not advisable to compare the results between men and women. Moderate positive and negative correlations with positive and negative affects assessed through the Positive and Negative Affect Schedule (PANAS) translate evidence of criterion validity. The internal consistency of the results in the fifth items of the ESV was .77, considered adequate face the reduced number of items
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/71677
DOI10.17979/reipe.2019.6.1.4617
e-ISSN2386-7418
Versão da editorahttps://revistas.udc.es/index.php/reipe/article/view/reipe.2019.6.1.4617
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
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