Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/71296
Título: | Literacia financeira e a sua influência no consumo das famílias: estudo para países da União Europeia no século XXI |
Autor(es): | Coelho, Daniela Filipa Fernandes |
Orientador(es): | Thompson, Maria Dias, Pedro Albuquerque Jerónimo Rosário |
Palavras-chave: | Literacia financeira Consumo Inflação Desemprego Taxa de juro PIB Financial literacy Consumption Inflation Unemployment Intereste rate GDP |
Data: | 2020 |
Resumo(s): | No rescaldo da crise financeira e com a crescente oferta e complexidade de serviços financeiros,
os indivíduos vêm-se no papel de tomar decisões financeiras que requerem níveis crescentes de
conhecimento e sofisticação financeira. A literacia financeira nunca antes teve tanta importância, tendose
tornado objeto de muitas pesquisas académicas, bem como objetivo de políticas públicas.
Uma adequada gestão das finanças pessoais das famílias origina benefícios diretos no bem-estar
individual e nacional. Adicionalmente, uma escolha criteriosa e pensada na aquisição de produtos
financeiros contribui também para uma desejável estabilidade do sistema financeiro. Dito isto, com a
progressiva sofisticação financeira aliada às constantes alterações comportamentais das famílias, revelase
essencial munir os indivíduos de conhecimentos e capacidades financeiras, que lhes possibilitem
decidir financeiramente de uma forma correta, para que assim acumulem riqueza e alcancem o bemestar
pretendido.
Com o objetivo de aferir como o nível de literacia financeira das famílias afeta o seu
comportamento de consumo, nesta dissertação estimamos alguns modelos econométricos para um
conjunto de 22 países, membros da União Europeia a esta data, relativos apenas ao ano de 2014.
Pretende-se também analisar como a literacia financeira influencia diversos tipos de consumo das
famílias.
Os resultados obtidos sugerem que a literacia financeira tem um papel predominante na definição
de padrões de comportamento dos consumidores, visto ser uma variável com significância individual em
5 de 8 regressões com significância global, relativas estas a diferentes proporções de despesas de
consumo das famílias. Concluímos ainda que a literacia financeira influencia a composição do cabaz de
consumo das famílias, dado que consumidores mais esclarecidos rearranjam as proporções do seu
cabaz, de acordo com as circunstâncias. In the aftermath of the financial crisis and with the growing supply and complexity of financial services, individuals find themselves in the role of making financial decisions that require increasing levels of financial knowledge and sophistication. Financial literacy has never before been so important, having become the subject of much academic research, as well as the objective of public policies. Adequate management of households' personal finances leads to direct individual benefits and national well-being. In addition, a careful and thoughtful choice in the acquisition of financial products also contributes to a desirable stability of the financial system. That said, with the progressive financial sophistication coupled with the constant behavioral changes of families, it is essential to provide individuals with financial knowledge and skills which enable them to decide financially correctly, so that they can accumulate wealth and achieve well-being. In order to assess how the level of financial literacy of families affects them in their consumption behavior, in this dissertation we estimate some econometric models for a group of 22 countries, members of the European Union on this date, relating only to the year 2014. We also analyze how financial literacy influences different types of household consumption. The results obtained suggest that financial literacy has a predominant role in defining patterns of consumer behavior, since it is a variable with individual significance in 5 of 8 regressions with global significance, relative to different proportions of household consumption expenditures. We also find that financial literacy influences the composition of the household consumption basket, given that more enlightened consumers rearrange the proportions of their basket, according to the circumstances. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Economia Monetária, Bancária e Financeira |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/71296 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertação Daniela Filipa Fernandes Coelho.pdf | 943,09 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons