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dc.contributor.advisorThompson, Mariapor
dc.contributor.advisorDias, Pedro Albuquerque Jerónimo Rosáriopor
dc.contributor.authorCoelho, Daniela Filipa Fernandespor
dc.date.accessioned2021-04-06T10:08:11Z-
dc.date.available2021-04-06T10:08:11Z-
dc.date.issued2020-
dc.date.submitted2020-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/71296-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Economia Monetária, Bancária e Financeirapor
dc.description.abstractNo rescaldo da crise financeira e com a crescente oferta e complexidade de serviços financeiros, os indivíduos vêm-se no papel de tomar decisões financeiras que requerem níveis crescentes de conhecimento e sofisticação financeira. A literacia financeira nunca antes teve tanta importância, tendose tornado objeto de muitas pesquisas académicas, bem como objetivo de políticas públicas. Uma adequada gestão das finanças pessoais das famílias origina benefícios diretos no bem-estar individual e nacional. Adicionalmente, uma escolha criteriosa e pensada na aquisição de produtos financeiros contribui também para uma desejável estabilidade do sistema financeiro. Dito isto, com a progressiva sofisticação financeira aliada às constantes alterações comportamentais das famílias, revelase essencial munir os indivíduos de conhecimentos e capacidades financeiras, que lhes possibilitem decidir financeiramente de uma forma correta, para que assim acumulem riqueza e alcancem o bemestar pretendido. Com o objetivo de aferir como o nível de literacia financeira das famílias afeta o seu comportamento de consumo, nesta dissertação estimamos alguns modelos econométricos para um conjunto de 22 países, membros da União Europeia a esta data, relativos apenas ao ano de 2014. Pretende-se também analisar como a literacia financeira influencia diversos tipos de consumo das famílias. Os resultados obtidos sugerem que a literacia financeira tem um papel predominante na definição de padrões de comportamento dos consumidores, visto ser uma variável com significância individual em 5 de 8 regressões com significância global, relativas estas a diferentes proporções de despesas de consumo das famílias. Concluímos ainda que a literacia financeira influencia a composição do cabaz de consumo das famílias, dado que consumidores mais esclarecidos rearranjam as proporções do seu cabaz, de acordo com as circunstâncias.por
dc.description.abstractIn the aftermath of the financial crisis and with the growing supply and complexity of financial services, individuals find themselves in the role of making financial decisions that require increasing levels of financial knowledge and sophistication. Financial literacy has never before been so important, having become the subject of much academic research, as well as the objective of public policies. Adequate management of households' personal finances leads to direct individual benefits and national well-being. In addition, a careful and thoughtful choice in the acquisition of financial products also contributes to a desirable stability of the financial system. That said, with the progressive financial sophistication coupled with the constant behavioral changes of families, it is essential to provide individuals with financial knowledge and skills which enable them to decide financially correctly, so that they can accumulate wealth and achieve well-being. In order to assess how the level of financial literacy of families affects them in their consumption behavior, in this dissertation we estimate some econometric models for a group of 22 countries, members of the European Union on this date, relating only to the year 2014. We also analyze how financial literacy influences different types of household consumption. The results obtained suggest that financial literacy has a predominant role in defining patterns of consumer behavior, since it is a variable with individual significance in 5 of 8 regressions with global significance, relative to different proportions of household consumption expenditures. We also find that financial literacy influences the composition of the household consumption basket, given that more enlightened consumers rearrange the proportions of their basket, according to the circumstances.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectLiteracia financeirapor
dc.subjectConsumopor
dc.subjectInflaçãopor
dc.subjectDesempregopor
dc.subjectTaxa de juropor
dc.subjectPIBpor
dc.subjectFinancial literacypor
dc.subjectConsumptionpor
dc.subjectInflationpor
dc.subjectUnemploymentpor
dc.subjectIntereste ratepor
dc.subjectGDPpor
dc.titleLiteracia financeira e a sua influência no consumo das famílias: estudo para países da União Europeia no século XXIpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202645053por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiEscola de Economia e Gestãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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