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https://hdl.handle.net/1822/70704
Título: | Modelação de uma rede de transporte em meio urbano |
Outro(s) título(s): | Modelling of a transport network in urban areas |
Autor(es): | Costa, Pedro Filipe Araújo |
Orientador(es): | Ribeiro, Paulo |
Palavras-chave: | Planeamento de transportes Modelação de transportes Modelo de quatro passos Geração / atração e distribuição de viagens Visum Transportation planning Transportation modelling Four-step model Generation / attraction and distribution of trips |
Data: | 2017 |
Resumo(s): | Atualmente a aplicação de modelos de simulação de tráfego no estudo de redes urbanas
constitui uma importante ferramenta de apoio para o teste e análise de problemas de transporte,
essencialmente por duas razões. A primeira deve-se à dificuldade de realização de experiências
no sistema real e a segunda à possibilidade que os modelos oferecem em testar distintas
alternativas de um modo mais seguro e económico.
O objetivo principal desta dissertação consiste no estudo e desenvolvimento de dois modelos,
baseados no modelo de transporte de quatro passos, com recurso ao software de modelação de
transportes PTV Visum 16. Para tal, pretendeu-se aferir qual o modelo que representa melhor
a área de estudo, focando o estudo na geração/atração e distribuição da matriz OD. Desse modo,
para o estudo foram geradas duas matrizes origem-destino, sendo uma baseada em dados
recolhidos de diversas fontes e contagens de tráfego, enquanto a segunda baseou-se
simplesmente em contagens de tráfego. Para além disso, efetuou-se a calibração e validação das
matrizes utilizando dois conjuntos de contagens de tráfego, um para cada processo.
Por último, foi efetuada uma comparação entre resultados observados e obtidos nos modelos,
em que se conclui que sem a existência de uma matriz Origem-Destino não se pode determinar
qual dos modelos representa a realidade. Currently the application of traffic simulation models in the study of urban networks constitutes an important support tool for the testing and analysis of transport problems, essentially for two reasons. The first is due to the difficulty of carrying out experiments in the real system and the second to the possibility that the models offer in testing different alternatives in a safer and cheaper way. The main objective of this dissertation is the study and development of two models, based on the four-step transport model, using the PTV Visum 16 transport modelling software. For this, it was intended to ascertain which model best represents the area of study, focusing the study on generation/attraction and distribution of the OD matrix. Thus, two origin-destination matrices were generated for the study, one based on data collected from various sources and traffic counts, while the second was based simply on traffic counts. In addition, calibration and validation of the matrices were performed using two sets of traffic counts, one for each process. Finally, a comparison was made between observed and obtained results in the models, in which it is concluded that without the existence of an Origin-Destination matrix it is not possible to determine which of the models represents reality. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Civil |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/70704 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DEC - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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