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dc.contributor.advisorRibeiro, Paulopor
dc.contributor.authorCosta, Pedro Filipe Araújopor
dc.date.accessioned2021-03-11T11:44:10Z-
dc.date.available2021-03-11T11:44:10Z-
dc.date.issued2017-
dc.date.submitted2017-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/70704-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Engenharia Civilpor
dc.description.abstractAtualmente a aplicação de modelos de simulação de tráfego no estudo de redes urbanas constitui uma importante ferramenta de apoio para o teste e análise de problemas de transporte, essencialmente por duas razões. A primeira deve-se à dificuldade de realização de experiências no sistema real e a segunda à possibilidade que os modelos oferecem em testar distintas alternativas de um modo mais seguro e económico. O objetivo principal desta dissertação consiste no estudo e desenvolvimento de dois modelos, baseados no modelo de transporte de quatro passos, com recurso ao software de modelação de transportes PTV Visum 16. Para tal, pretendeu-se aferir qual o modelo que representa melhor a área de estudo, focando o estudo na geração/atração e distribuição da matriz OD. Desse modo, para o estudo foram geradas duas matrizes origem-destino, sendo uma baseada em dados recolhidos de diversas fontes e contagens de tráfego, enquanto a segunda baseou-se simplesmente em contagens de tráfego. Para além disso, efetuou-se a calibração e validação das matrizes utilizando dois conjuntos de contagens de tráfego, um para cada processo. Por último, foi efetuada uma comparação entre resultados observados e obtidos nos modelos, em que se conclui que sem a existência de uma matriz Origem-Destino não se pode determinar qual dos modelos representa a realidade.por
dc.description.abstractCurrently the application of traffic simulation models in the study of urban networks constitutes an important support tool for the testing and analysis of transport problems, essentially for two reasons. The first is due to the difficulty of carrying out experiments in the real system and the second to the possibility that the models offer in testing different alternatives in a safer and cheaper way. The main objective of this dissertation is the study and development of two models, based on the four-step transport model, using the PTV Visum 16 transport modelling software. For this, it was intended to ascertain which model best represents the area of study, focusing the study on generation/attraction and distribution of the OD matrix. Thus, two origin-destination matrices were generated for the study, one based on data collected from various sources and traffic counts, while the second was based simply on traffic counts. In addition, calibration and validation of the matrices were performed using two sets of traffic counts, one for each process. Finally, a comparison was made between observed and obtained results in the models, in which it is concluded that without the existence of an Origin-Destination matrix it is not possible to determine which of the models represents reality.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPlaneamento de transportespor
dc.subjectModelação de transportespor
dc.subjectModelo de quatro passospor
dc.subjectGeração / atração e distribuição de viagenspor
dc.subjectVisumpor
dc.subjectTransportation planningpor
dc.subjectTransportation modellingpor
dc.subjectFour-step modelpor
dc.subjectGeneration / attraction and distribution of tripspor
dc.titleModelação de uma rede de transporte em meio urbanopor
dc.title.alternativeModelling of a transport network in urban areaspor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid202603750por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiEscola de Engenhariapor
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Civilpor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DEC - Dissertações de Mestrado

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