Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/70491
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lusquinhos, Leonel | por |
dc.contributor.author | Rosário, Rafaela | por |
dc.contributor.author | Carvalho, Graça Simões de | por |
dc.date.accessioned | 2021-03-01T11:35:51Z | - |
dc.date.available | 2021-03-01T11:35:51Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | Lusquinhos, L., Rosário, R. & Carvalho, G.S. (2020). A influência da participação na educação para a saúde e do ambiente social no olhar dos alunos sobre a escola. In: Conference Proceedings of the ICCA2020: International Conference on Childhood and Adolescence. p.92-93. Lisboa: eventQualia. | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-54102-3-1 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/70491 | - |
dc.description.abstract | A escolas promotoras de saúde (EPS) são escolas que implementam um plano estruturado e sistematizado para a melhoria da saúde de todos os alunos e do pessoal docente e não docente. Estas escolas promovem práticas com o objetivo de melhorar a saúde e o bem-estar dos alunos e de toda a comunidade educativa e enfatizam a importância do ambiente escolar e do meio ambiente em contribuir para o desenvolvimento de competências e estilos de vida saudáveis. Com este estudo pretende-se responder às seguintes questões: i) Existem diferenças nas perspetivas em relação à escola, em alunos que consideram importante e em alunos que não consideram importante a sua participação nas equipas de educação para a saúde da escola? ii) Existem diferenças nas perspetivas em relação à escola, em alunos que consideram ter uma boa ou em alunos que consideram ter uma má relação com os pares, professores e funcionários?Neste estudo recorreu-se à técnica de inquérito, com a construção de questionário online e preenchido por alunos. Os dados foram analisados utilizando o IBM SPSS e o nível de significância 0.05, procedendo a estatística descritiva e testes de diferenças. A amostra, do tipo não probabilística de conveniência, constituída por alunos do 9º ano de escolaridade, de nove agrupamentos de escolas de Braga, num total de 597 alunos (53,8% raparigas), com idades compreendidas entre os 13 e os 19 anos de idade (média (desvio padrão) 14,72 (0,796) anos. 88,6% consideram importante a sua participação nas equipas de educação para a saúde da escola (P) e 68% classificam como boa a relação entre os pares, os professores e os funcionários (R). Estes alunos veem a sua escola como uma escola que implementa medidas que promovem a saúde e o bem-estar de todos, com p < 0,05 for P e p = 0,001 for R; uma escola que se preocupa com a minha saúde e com a dos meus colegas, com p < 0,001 for P e p < 0,01 for R; uma escola que permite, através de várias atividades, melhorar o seu conhecimento sobre saúde para poder escolher estilos de vida saudáveis, com p < 0,001 for P e for R; uma escola em que os conteúdos abordados nas aulas, nas diferentes disciplinas, permitem que se aprenda sobre como ser saudável, com p < 0,001 for P e p < 0,01 for R.Este estudo permite concluir que os alunos que consideram importante a participação na equipa de educação para a saúde e os que classificam a sua relação com os pares, professores e funcionário como boa têm uma visão mais positiva da escola. Considerase, assim como necessário, uma efetiva participação dos alunos bem como da promoção de um ambiente social saudável. | por |
dc.description.sponsorship | Fundos nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) no âmbito do projeto do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança) da Universidade do Minho, com a referência UIDB/00317/2020 | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | EventQualia | por |
dc.relation | UIDB/00317/2020 | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Alunos | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | Relação | por |
dc.subject | Saúde | por |
dc.title | A influência da participação na educação para a saúde e do ambiente social no olhar dos alunos sobre a escola | por |
dc.type | conferenceAbstract | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | https://objsrv01.eventqualia.com/evt4-media/documents/atas_ICCA_2020_l5ZAZq8.pdf | por |
oaire.citationStartPage | 92 | por |
oaire.citationEndPage | 93 | por |
oaire.citationConferencePlace | Lisboa | por |
dc.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
sdum.conferencePublication | Conference Proceedings of the ICCA2020: International Conference on Childhood and Adolescence | por |
oaire.version | VoR | por |
dc.subject.ods | Educação de qualidade | por |
Aparece nas coleções: | CIEC - Textos em atas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ParticipacaoEduSaude_92-93.pdf | 462,51 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons